TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Witzel acata votação e nomeia Rodrigo Pacheco para DP-RJ

Ele foi eleito para comandar a DPRJ, no biênio 2019/2020, por 552 dos 886 votos válidos

Por Cezar Faccioli em 01/01/2019 às 15:14:28

Foto: Defensoria Pública RJ

O novo governador, o ex-juiz Wilson Witzel, acolheu a indicação da maioria dos defensores públicos do Estado e nomeou Rodrigo Baptista Pacheco como Defensor Público-Geral do Rio de Janeiro. A nomeação foi publicada nesta terça-feira (1°) no Diário Oficial, mesma data da posse de Witzel. Pacheco foi eleito para um mandato de dois anos à frente da Defensoria Pública do Estado (DPRJ). A posse de Pacheco será na próxima segunda-feira (7), na sede da instituição, no centro do Rio. No discurso de posse, Witzel lembrou a passagem pela Defensoria Pública, a quem se disse grato. O entrosamento demonstrado logo no primeiro dia será posto à prova no momento em que Witzel pôr em prática as ideias sobre segurança pública defendidas na campanha, baseadas na intensificação da política de confronto. A DPRJ obteve sucesso em ações judiciais impedindo o uso de mandados coletivos em favelas, os disparos por aeronaves e as operações de grande porte em horário escolar. A implantação das audiências de custódia, que obrigam as autoridades policiais a levar à presença de um juiz nas primeiras 24 horas inclusive presos em flagrante, teve a Defensoria Pública como um dos pilares, e é um ponto de possível divergência.

Pacheco tem 40 anos e é defensor público há 16. Ele foi eleito para comandar a DPRJ, no biênio 2019/2020, por 552 dos 886 votos válidos. Mais de 60%, proporção alcançada por Wilson Witzel na eleição para governador, em outubro passado. O pleito que resultou na indicação de Pacheco contou com os membros da Defensoria e foi feito no último dia 9 de novembro. Pacheco, que foi segundo sudefensor público-geral na gestão passada, assume o lugar deixado por André Castro, que chefiou a instituição por dois mandatos consecutivos - de 2015 a 2018.

O novo defensor público-geral formou-se pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e, antes de passar no concurso para a classe inicial da carreira da Defensoria Pública em 2002, foi estagiário do Núcleo do Sistema Penitenciário da DPRJ. Ele é titular da 16ª Vara Criminal da Capital e já passou por órgãos de atuação no Norte e no Sul Fluminense, assim como em cidades da Baixada Fluminense e da Capital.

Pacheco foi diretor de Assuntos Institucionais da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ) no biênio 2004/2005. Ele voltou à associação como vice-presidente no biênio 2008/2009. Em 2013, foi eleito membro classista do Conselho Superior da Defensoria Pública e, de 2015 a 2018, ocupou o cargo de 2º subdefensor público-geral do Estado do Rio de Janeiro.

Este é o trecho do discurso do governador eleito em que Witzel faz referência à Defensoria Pública:

Sr. Defensor Público Geral do Estado, André Castro, em seu nome cumprimento todos os que honram a missão de defender quem mais precisa. É uma imensa alegria poder citar, neste momento, a Instituição à qual pertenci e que muito contribuiu para minha formação humanística e jurídica, aproximando-me das situações mais difíceis, vivenciadas pela população mais sofrida, aqueles que sequer podem pagar um advogado, mas que têm a Defensoria Pública a ombreá-los e a defendê-los nos Tribunais, distribuindo a sagrada Justiça.

Obrigado ao Defensor Público Rodrigo Pacheco. Toda a sorte do mundo. Conte comigo. Eu ainda tenho no coração a Defensoria Pública.
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.