Revéillon de Copa gera metade do lixo coletado pela Comlurb
No total, foram 757 toneladas recolhidas, sendo 385 em Copacabana
Até às 10h desta terça-feira, a Comlurb havia recolhido 757 toneladas de resíduos de vários pontos da cidade. Foto: Divulgação/Comlurb
Ao final do Réveillon, a Comlurb recolheu nos principais pontos festivos da cidade nada menos que 757 toneladas de resíduos. Desse total, mais da metade (385 toneladas) apenas em Copacabana, onde de acordo com a Prefeitura dois milhoes e oitocentas mil pessoas se agruparam para assistir à queima dos fogos e aos shows com Baby do Brasil, Gilberto Gil e Ludmilla, entre outro.
Na Barra da Tijuca, segundo maior público da cidade, foram 136 toneladas, no Piscinão de Ramos, 15 toneladas, e no Parque Madureira, 4,5 toneladas. Antes das 10h de terça-feira (1°/1), as vias principais de Copacabana já estavam limpas e lavadas com água de reuso, e entregues normalmente ao tráfego de veículos. Este ano, a Comlurb adotou a onda laranja, mutirão de garis em linha varrendo toda a extensão da areia, da água até o calçadão, o que otimizou o serviço.
Presente à operação de limpeza em Copacabana, o presidente da Comlurb, Tarquinio Almeida, agradeceu a cooperação das pessoas que pela manhá se encontratvam nas praias, ainda em grande número:
"Mobilizamos contingentes de outras regiões numa super força-tarefa para garantir a tradição de entregarmos toda a orla de Copacabana totalmente limpa até 10h. Este ano, com o aumento no número de frequentadores e pelo fato de pela manhã ainda ter muita gente nas areias, nosso trabalho precisou ser mais meticuloso, contando com a compreensão das pessoas para realizarmos o trabalho, mas com jeitinho deu tudo certo", afirmou Tarquinio.
Os catadores coperativados e autônomos recolheram 22 toneladas de materiais potencialmente recicláveis, pouco mais da metade do total de 43 toneladas este ano. As outras 21 toneladas foram recolhidas pela própria Companhia. A nota da Comlurb procurou enfatizar que os catadores foram parceiros na limpeza da cidade, gerando emprego e renda para a categoria.
A companhia contou com 3.379 garis distribuídos nos diversos pontos de festejo, além de 346 fiscais e agentes ambientais, que trabalharam com apoio de 192 veículos, entre eles caminhões basculantes e carros-pipa, e 52 equipamentos, como pás carregadeiras e sopradores. Foram distribuídos 1200 contêineres de 240 litros, sendo 800 só em Copacabana, e 80 laranjões com capacidade para 3.200 litros - sendo 60 deles em Copacabana e 20 na Barra da Tijuca. A Comlurb atuou na faixa de areia do Leme ao Leblon, houve equipes também nas praias da Ilha do Governador, Sepetiba, Guaratiba, Paquetá, Barra e Recreio, e no Piscinão de Ramos, além do Parque do Flamengo e do Parque Madureira.