Das quatro competições que participou em 2018, o Botafogo conquistou o título Estadual, o 21º de sua história. Não foi bem na Copa do Brasil nem na Copa Sul-Americana, oscilou no Campeonato Brasileiro, mas reagiu na reta final.
No Campeonato Carioca, obteve cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas em 11 jogos. Marcou 12 gols, sofreu 9 e ficou com saldo de 3 gols. A final foi contra o Vasco, quando decidiu o título nos pênaltis (4 a 3).
Na Copa do Brasil não teve a mesma sorte e foi eliminado pelo Aparecidense, na primeira fase, por 2 a 1.
Já na Copa Sul-Americana avançou até as oitavas de final, mas foi eliminado pelo Bahia. A equipe baiana venceu os dois jogos por 2 a 1.
Time evolui com a chegada de Zé Ricardo
A campanha do Campeonato Brasileiro teve altos e baixos, mas a chegada do técnico Zé Ricardo colocou o time nos eixos, principalmente na reta final. O Botafogo superou as expectativas e terminou a competição em 9º lugar, com 51 pontos, 13 vitórias, 12 empates e 13 derrotas em 38 jogos.
Quatro técnicos em 2018
Em agosto, contratou Zé Ricardo, o quarto treinador em 2018. Este ano, o clube alvinegro teve mais treinadores do que nos três anos anteriores - Renê Simões, Ricardo Gomes e Jair Ventura.
O Botafogo começou 2018 com Felipe Conceição no comando. Com apenas sete jogos, ele não resistiu às eliminações na Copa do Brasil, para a Aparecidense, e à derrota por 3 a 1 para o Flamengo, na semifinal da Taça Guanabara.
Alberto Valentim assumiu e levou o time à conquista do Estadual. O técnico recebeu uma proposta em junho do futebol egípcio e acabou deixando o alvinegro, com 53% de aproveitamento. Marcos Paquetá assumiu e foi demitido após uma vitória e quatro derrotas em apenas cinco jogos, sendo substituído por Zé Ricardo.
Despedida de Jefferson
O goleiro Jefferson encerrou a carreira este ano. Com 459 partidas pelo Botafogo, Jefferson é o terceiro jogador que mais vezes vestiu a camisa alvinegra, atrás apenas dos dois maiores atletas da história do alvinegro, Nilton Santos, com 719 jogos, e Garrincha,com 614. Pelo Botafogo, foi três vezes campeão estadual e conquistou também a Série B. O último jogo com a camisa alvinegra foi na vitória por 2 a 1 sobre o Paraná, na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro deste ano.
Reforços
Sem dinheiro para grandes contratações e com salário atrasado, a diretoria busca contatos com jogadores que viriam sem custo. O clube anunciou nos últimos dias seu terceiro reforço para a temporada 2019. Após Diego Cavallieri e Gustavo Ferrareis, o volante Alan Santos assinou contrato de empréstimo com o clube.
Jogadores negociados
O volante Matheus Fernandes foi vendido ao Palmeiras. A negociação foi fechada por 3,5 milhões de euros (quase R$ 16 milhões) por 75% dos direitos econômicos
A verba ajudaria o Botafogo a pagar alguns salários atrasados, de novembro e dezembro, mas acabou penhorada na Justiça antes mesmo da oficialização do acordo pelo Palmeiras.
O zagueiro Igor Rabello também está de saída. O Atlético-MG aceitou pagar R$ 13 milhões pelo atleta e o negócio deve ser fechado nos próximos dias.
O Botafogo estreia no Campeonato Estadual, no próximo dia 20, contra a Cabofriense. Time provável: Gatito, Marcinho, Carli, Marcelo Benevenuto e Gilson; Lindoso, Alan Santos e João Paulo; Leo Valencia, Luiz Fernando e Kieza.