Não é só dentro de campo que o jogador Vinicius Jr. é destaque. Nesta segunda-feira (12), o Instituto Vini Jr., em parceria com a empresa UnitedHealth Group Brasil, entrou em campo com a Secretaria Municipal de Educação e inaugurou mais um CT Base em unidades escolares da rede. Dessa vez, a Escola Municipal Francisco Benjamin Galloti, no Morro da Providência, no Centro, foi quem recebeu esse golaço. A outra unidade que já dispõe de um CT Base é a Escola Municipal Cantor e Compositor Gonzaguinha, na Kelson’s, no bairro da Penha. Além também de escolas nos municípios de São Gonçalo, no estado do Rio, e Rio Preto, em Minas Gerais.
O CT Base é um polo de inovação inserido em escolas públicas, que contempla infraestrutura, métodos e capacitações capazes de instrumentalizar professores e gestores escolares na construção de propostas educacionais inovadoras.
– Aumentar a parceria com o Instituto Vini Jr. é uma alegria para a educação carioca. É ter a chance de ter escolas com um espaço inovador, que capacita nossos professores e prepara nossos alunos para as demandas do futuro. O aplicativo BASE é super alinhado com a base nacional comum curricular e é uma forma de atrair nossos estudantes. Agradecemos ao Instituto Vini Jr e à empresa UnitedHealth Group por essa parceria que beneficia muito nossos alunos – declarou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.
A nova sala contempla, além de obras de infraestrutura, métodos e capacitações para instrumentalizar as professoras, tendo a tecnologia como ferramenta e o futebol como linguagem para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem. O CT Base, que é equipado com smartphones, laptop, TV, tablet e tem uma ambientação que remete a um estádio de futebol, será utilizado pelas professoras e alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), beneficiando crianças de 6 a 10 anos.
– A ludicidade do espaço por si só já favorece uma interação diferenciada com os educandos, que cocriam uma nova forma de ensinar e aprender. No entanto, cabe reforçar todo trabalho que é feito previamente com o corpo técnico da escola para inovar nos processos de ensino-aprendizagem por meio da valorização dos repertórios e interesses dos educandos, passando pelo futebol e pela tecnologia – pontuou Victor Ladeira, diretor executivo do Instituto.
A implantação do CT foi custeada pelo UnitedHealth Group Brasil, através de doações arrecadadas pela campanha Solidariedade em Dobro. Através dela, os colaboradores da companhia que controla as operadoras Amil e Amil Dental e a rede médico-hospitalar Américas podem fazer doações para pessoas de comunidades em vulnerabilidade cujo valor será duplicado pela empresa – para cada R$ 1 doado pela sua força de trabalho, o UnitedHealth Group Brasil acrescentará outro R$ 1. Essa edição do Solidariedade em Dobro também irá dar suporte à campanha Natal Sem Fome da comunidade de Paraisópolis (SP).
– Compaixão é um dos cinco valores do UnitedHealth Group Brasil – junto com Integridade, Relacionamentos, Inovação e Performance – e com campanhas como essa conseguimos ajudar os colaboradores a exercer esse valor e se engajar. Ficamos muito orgulhosos de apoiar a educação de jovens em parceria com o Instituto Vini Jr. e, ao mesmo tempo, o combate à fome, em especial na época do Natal – afirmou o vice-presidente de Relações Institucionais do UnitedHealth Group Brasil, Renato Casarotti.
E como não podia estar presente pois estava defendendo a Seleção Brasileira na Copa do Mundo, o jogador Vini Jr. fez questão de mandar um recado para os alunos e celebrar a parceria.
– Fala galera da escola municipal Francisco Benjamin Gallotti. Estamos inaugurando o CT Base na escola de vocês, junto com a galera da UHG Brasil. É um espaço novo, onde os professores vão usar a nossa tecnologia para ajudar vocês a aprenderem. Aproveitem.
Sobre o Instituto
O Instituto Vini Jr. foi lançado em julho do ano passado. É uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que tem como foco trabalhar o tema da educação, apoiando as escolas públicas brasileiras na construção de novos modelos de ensino-aprendizagem, utilizando a tecnologia como ferramenta e o esporte como linguagem.