TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Bossa Nova de Roberto Menescal ocupa o Palácio da Cidade em pocket show gratuito

Ao lado de Cris Delanno autor conversa com a plateia e toca clássicos como Rio e O barquinho, no encerramento dos Saraus Cariocas

Por Portal Eu, Rio! em 16/12/2022 às 07:33:28

Roberto Menescal canta e conta no Palácio da Cidade a bossa do movimento musical brasileiro de maior repercussão internacional. Foto: Divulgação

A bossa nova de Roberto Menescal será o tema da noite de quinta-feira (22/12), a partir das 19h, no evento que encerra a temporada de 2022 dos Saraus Cariocas. A série, realizada pelo Arquivo Geral da Cidade, órgão ligado à Secretaria de Governo e Integridade Pública, termina o ano com o grande compositor, que desfilará sucessos como “O barquinho”, “Rio” (ambas com Ronaldo Bôscoli) e “Bye Bye Brasil (com Chico Buarque). Menescal terá a companhia da cantora Cris Delanno no bate-papo com música, em que relembrará destaques de sua trajetória artística e do movimento musical brasileiro de maior repercussão internacional.

Desta vez o encontro será no Palácio da Cidade, em Botafogo, com entrada franca para o público (sujeita à lotação do espaço). Os ingressos gratuitos poderão ser obtidos no link: https://www.even3.com.br/bossanovacomrobertomenescal/.

Aos 85 anos, Roberto Menescal é uma referência na música popular brasileira desde que despontou como um dos expoentes da bossa nova, na virada entre as décadas de 1950 e 1960. Frequentador assíduo das famosas reuniões no apartamento de Nara Leão, em Copacabana, participou de shows emblemáticos do movimento, tanto nas universidades cariocas quanto no primeiro show de bossa nova no exterior, realizado no Carnegie Hall, em Nova York, em novembro de 1962. A partir da década de 1970, fez história também como produtor fonográfico, à frente de discos de Elis Regina e Chico Buarque, entre outros grandes nomes.

No sarau do dia 22, Menescal terá a companhia da cantora Cris Delanno, sua parceira há mais de 20 anos em diversos projetos – nos palcos e estúdios, entre eles o CD “Eu e Cris”, lançado em 2005 pelo selo Albatroz. Neste encontro, os dois dividirão a interpretação de clássicos não só da obra de Menescal, como também de outros nomes de referência como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Newton Mendonça, Marcos Valle e Carlos Lyra.

Saraus Cariocas é uma série criada pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro para jogar luz sobre os gêneros musicais surgidos na cidade. Nos quatro primeiros encontros, os bate-papos musicados tiveram como temas o Samba de Terreiro (com Cláudio Jorge e Augusto Martins), o Samba-Enredo (com Teresa Cristina), a Marchinha de Carnaval (com Soraya Ravenle e Luís Filipe de Lima) e o Choro (com o Trio Turuna). Todas as edições foram gravadas em vídeo e estão disponibilizadas no YouTube do Arquivo Geral.

Fonte: Prefeitura do Rio

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.