TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Argentina é tricampeã após jogaço de 6 gols contra a França

Messi foi escolhido o melhor jogador do Mundial do Qatar e Mbappé, o artilheiro, com 8 gols

Por Victor Ferreira Santos em 18/12/2022 às 16:47:28

Messi foi escolhido o melhor jogador da Copa de 2022. Foto: Divulgação FIFA

Em um jogaço digno de final, a Argentina empatou com a França por 3x3, após o tempo normal e prorrogação, se sagrando tricampeã da Copa do Mundo, no Qatar, nas cobranças de pênaltis. Messi (2x) e Di Maria marcaram para a Albiceleste, enquanto Mbappé, três vezes, descontou para os Bleus no tempo normal. Na cobrança de pênaltis, Coman e Tchouaméni perderam, enquanto Montiel bateu o pênalti decisivo neste domingo (18), no Estádio Lusail.

Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a final da Copa do Mundo do Qatar 2022.

Com o resultado, os sul-americanos comemoraram pela terceira vez o título mundial, após as taças de 1978 e 1986. Os Bleus, por vez, continuam com dois títulos: 1998 e 2018. Foi a despedida de Lionel Messi, que fez o último jogo dele em Copas do Mundo.

O jogo

O primeiro tempo começou preso, mas com o brilho da Argentina. Os hermanos marcaram bem desde o início e a França não conseguiu atacar direito. Até por isso, chegou ao intervalo sem nenhum chute em 45 minutos.

Do lado sul-americano, Messi e, principalmente, Di Maria, destoaram no campo, de forma positiva. Aos 21 minutos, o camisa 11 deu um drible em Dembélé pelo lado do campo, sendo derrubado em seguida. O juiz marcou pênalti. Na cobrança, Messi foi para a bola e, com categoria, tirou do goleiro Lloris, abrindo o placar para os hermanos: 1x0. Dedo do técnico Scaloni, que leu o jogo e colocou Di Maria pelo lado esquerdo, diferente de onde ele costumava atuar.

Aos 35, em contra ataque argentino rodeado de toques de primeira, Mac Allister recebeu próximo da área e, num único toque, entregou de presente para Di Maria estufar as redes: 2x0.

Os Les Bleus pareciam atordoados. Isso resultou na troca de Dembélé e Giroud antes mesmo de acabar a primeira etapa. O centroavante, inclusive, ficou bastante estressado no banco de reservas.

O início do segundo tempo mostrou uma França ainda sem forças, mas que sem se abalar. A Argentina, porém, voltou novamente com as melhores chances. Primeiro, com Álvarez, que - em dois toques - finalizou. Lloris defendeu. Depois, com Messi, travado.

A França não ia bem, mas as substituições deram resultado e o empate saiu. Claro, os toques do astro do time.

Primeiro, aos 34, Kolo Muani recebeu lançamento, entrou na área e foi derrubado por Otamendi. O árbitro marcou pênalti e Mbappé, bateu firme e diminuiu. Um minuto depois, em roubada de bola de Coman em Messi, Mbappé e Thuram fizeram bela tabela que terminou num voleio do camisa 10. Golaço e 2x2.

No finalzinho do tempo normal, Messi recebeu na esquerda, levou para o meio e bateu firme. Lloris teve que fazer uma defesa complicada para evitar o gol do título.

Na prorrogação, Lautaro teve três boas chances desperdiçadas: duas travadas por Upamecano e outra na defesa de Lloris. Aos 03, em contra ataque, Montiel recebeu na entrada da área e estufou o pé. Lloris fez milagre, mas no rebote Messi colocou a Argentina novamente na frente.

Perto do final da prorrogação, a bola bateu na mão de Montiel num chute forte em direção ao gol e o juiz apitou mais um pênalti. Na definição, Mbappé marcou mais um. Três de Mbappé na partida, 3x3 no placar.

No último lance de perigo, Kolo Muani recebeu pelo alto e já dentro da área, bateu de primeira. Martínez foi providencial para evitar o gol, com os pés.

Nos pênaltis, Coman e Tchouaméni perderam, e Montiel ficou a cargo da cobrança do título da Albiceleste.

Ficha Técnica

Argentina x França

Gols: Messi (ARG 21/1T e 03/2TPRO), Di Maria (ARG 35/1T) e Mbappé (FRA 34/2T, 35/2T e 13/2TPRO)

Cartões amarelos: Enzo Fernández (ARG 52/1T), Rabiot (FRA 09/2T), Marcus Thuram (FRA 42/2T), Acuna (ARG 53/2T), Paredes (ARG 08/2TPRO), Montiel (ARG 11/2TPRO) e Emiliano Martínez (ARG / Pênaltis)

Horário: 12h. (horário de Brasília)

Local: Estádio Lusail

Árbitro: Szymon Marciniak (Polônia)

Auxiliares: Pawel Sokolnicki (Polônia) e Tomasz Listkiewicz (Polônia)

VAR: Tomasz Kwiatkowski (Polônia)

Argentina: Emiliano Martínez; Molina (Montiel 01/1TPRO), Cristian Romero, Otamendi e Tagliafico (Dybala 16/2TPRO); De Paul (Paredes 12/1TPRO), Enzo Fernández e Mac Allister (Pezzella 11/2TPRO) ; Lionel Messi, Di Maria (Acuna 18/2T) e Julián Álvarez (Lautaro Martínez 12/1TPRO).

França: Lloris; Koundé (Disasi 15/2TPRO), Varane (Konaté 07/2TPRO), Upamecano e Theo Hernández (Camavinga 25/2T); Tchouaméni e Rabiot (Fofana 06/1TPRO); Dembélé (Kolo Muani 40/1T), Griezmann (Coman 25/2T) e Mbappé; Giroud (Marcus Thuram 40/1T).

Por Victor Ferreira Santos
POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.