O futebol é a maior paixão dos brasileiros. Todos os dias, crianças e jovens se espelham nas histórias de sucesso de ídolos e referências. Porém, para que este sonho possa ser realizado é necessário a elaboração de estratégias e preparação adequada para cada jogador. Mateus Xavier, fundador da MX Performance e especialista em preparação de atletas de alto rendimento, explica sobre os principais métodos para uma boa preparação. “Inicialmente, o atleta é submetido a uma anamnese (questionário) específico para entendermos do que necessita e onde quer chegar. Posteriormente, é realizada uma série de avaliações de campo com atleta (dependendo do objetivo)”, ensina.
Preparação mental
Manter a concentração durante os 90 minutos de jogo é muito complexo e difícil. Para isso é aplicado o método Mindfulness. “Os feedbacks e partilhas inerentes à situação de jogo e reações mediantes a diferentes complexidades com tarefas são constantes. O ponto-chave para um bom controle emocional está no pré e pós-treino, com trabalho de visualização mental - 10/15 minutos-, com algumas abordagens no controle da respiração. É importante uma preparação da mente pré-treino e reflexão pós-treino”, completa o profissional.
Casos
Profissionais que atuam na preparação física de atletas de futebol tem como função principal o desenvolvimento de avaliações, planejamento, desenvolvimento e monitoramento de ações e habilidades de atletas de uma equipe. Mateus Xavier mencionou alguns casos de mercado. “Em uma ocasião, ajudamos um atleta que se encontrava sem clube. Ele realizou um programa de treinamento diário. Em poucos meses, se firmou num novo clube, sendo convocado para a Seleção Portuguesa de Futebol 7”, contou.
Em outro caso, o profissional atuou no processo de preparação e reabilitação de dois jogadores que precisavam melhorar questões técnicas, táticas e físicas. “Auxiliamos dois atletas de seleção profissional das categorias sub-23 de Cabo Verde e Moçambique), que também se encontravam sem clube. Após realizarem os nossos treinamentos diariamente, retomaram a forma física e técnica, sendo novamente convocados para as seleções e se firmando em novos clubes”, historiou.
Mateus finalizou com outra história. “Cinco atletas de base de uma mesma equipe haviam acumulado pouco minutos de jogo, por vezes até eram rebaixados à equipe B da categoria. Após o período de treinamento extracampo conosco, obtiveram a titularidade das equipes. Um deles, inclusive, é artilheiro do time e outros dois capitães da equipe, em revezamento”.