Nesta segunda-feira (2), acontece o próximo jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo, pelas oitavas de final do campeonato. Por conta disso, a Companhia de Engenharia de Trânsito (CET-Rio) preparou um esquema de tráfego no entorno do Boulevard Olímpico, na Praça Mauá, e no entorno da Rua Alzira Brandão, na Tijuca, para o “Alzirão”. Além disso, haverá mudança nas reversíveis em alguns pontos da cidade.
Na Zona Portuária, a partir das 6h serão interditadas as seguintes vias: Avenida Rodrigues Alves, no trecho entre Rua Silvino Montenegro e Praça Mauá; Rua Antônio Lage, no trecho entre Avenida Venezuela e Avenida Rodrigues Alves; Rua Souza e Silva, no trecho entre Avenida Venezuela e Avenida Rodrigues Alves; Avenida Barão de Tefé, no trecho entre a Avenida Venezuela e Avenida Rodrigues Alves; Avenida Edgard Gordilho, no trecho entre a Avenida Venezuela e Avenida Rodrigues Alves; Via de serviço da Praça Mauá.
Ainda em caso de necessidade, como plano de contingência, as seguintes vias poderão vir a ser interditadas: Rua Uruguaiana, no trecho entre a Avenida Presidente Vargas e Avenida Marechal Floriano; Rua Visconde de Inhaúma, no trecho entre a Avenida Rio Branco e a Rua Acre; Rua Acre, toda extensão; Rua Mairink Veiga, toda extensão; Avenida Marechal Floriano, no trecho entre a Rua Camerino e a Rua Acre; Avenida Venezuela, no trecho entre a Avenida Barão de Tefé e a Praça Mauá; Rua Senador Pompeu, no trecho entre a Rua Camerino e a Rua da Conceição; Rua da Conceição, no trecho entre a Rua Senador Pompeu e a Avenida Marechal Floriano; Rua Leandro Martins, toda extensão; Rua dos Andradas, no trecho entre a Avenida Presidente Vargas e a Avenida Marechal Floriano; Praça Mauá, no trecho entre a Avenida Venezuela e a Avenida Rio Branco; Rua Argemiro Bulcão, no trecho entre a Rua Coelho e Castor e a Avenida Venezuela; Rua Beneditinos, toda extensão.
Para chegar ao evento a dica é a utilização de transporte público. O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) funcionará normalmente. Em função dos bloqueios, recomenda-se que evitem circular de veículo particular na região durante o horário das interdições, buscando rotas alternativas para os deslocamentos.
Na Tijuca, a Rua Alzira Brandão é o ponto de encontro dos torcedores. A partir de 8h estarão bloqueadas as seguintes vias: Rua Conde de Bonfim, no trecho entre a Rua dos Araújos e a Rua Valparaíso; Rua Alzira Brandão, no trecho entre a Rua Eduardo Ramos e a Rua Conde de Bonfim; Rua Rego Lopes, em toda sua extensão.
Exclusivamente para acesso de moradores, no mesmo horário será implantada mão-dupla nos seguintes trechos de vias: Rua Conde de Bonfim, no trecho entre a Rua Valparaíso e a Rua Alfredo Pinto; Rua Alzira Brandão, no trecho entre a Rua Eduardo Ramos e a Rua Conde de Bonfim. A previsão é que às 20h todas as vias estarão liberadas ao tráfego e com sua circulação normal.
As operações de trânsito nesses dois pontos contarão, no total, com a participação de 102 homens, entre agentes da Guarda Municipal e controladores da CET-Rio, que atuarão efetuando os bloqueios, ordenando os cruzamentos, orientando motoristas e pedestres, e operando o trânsito para garantir a fluidez durante todo o período das interdições. Técnicos da CET-Rio irão monitorar todas as áreas impactadas através de câmeras no Centro de Operações Rio (COR).
REVERSÍVEIS
Por conta da partida, haverá a suspensão de faixas reversíveis no Maracanã, Praça da Bandeira, em Cascadura, na Barra da Tijuca e no Humaitá. Na parte da manhã, a Rua Visconde de Niterói (Maracanã), Av. Dom Hélder Câmara (na altura de Cascadura), Rua Professor Manoel de Abreu (Maracanã) e Radial Oeste (Maracanã). De tarde, haverá suspensão das reversíveis do Itanhangá (Barra da Tijuca), Rua Teixeira Soares (Praça da Bandeira) e Rua Humaitá (Humaitá).
Já as reversíveis da Reserva, Avenida Niemeyer, Avenida Delfim Moreira, Avenida Vieira Souto, Avenida Atlântica e Avenida Princesa Isabel funcionarão normalmente.