Tomou posse nessa quarta-feira (4) como secretária-geral das Relações Exteriores, a embaixadora Maria Laura da Rocha, ela assume o posto no lugar do Embaixador Fernando Simas Magalhães.
Na cerimônia de posse, o atual ministro, Mauro Vieira, disse que espera contar com a embaixadora na missão de fortalecer as políticas externas e na reestruturação do Itamaraty. Ele disse ainda que pretende reabrir algumas embaixadas que foram fechadas no governo anterior, como a da África e Caribe.
O chanceler também afirmou que Maria Laura deverá implementar uma política de diversidade e inclusão no órgão, e designou a nova secretária-geral para supervisionar a ouvidoria e a corregedoria do serviço exterior.
Maria Laura da Rocha disse que vai ampliar o número de mulheres e negros no Itamaraty, com a recriação do Comitê de raça e gênero. Ela também anunciou a criação de canais para receber sugestões sobre temas de políticas externas e assuntos administrativos.
A nova secretaria afirmou que o Brasil vai retomar o protagonismo internacional
Ela disse ainda que o Brasil precisa reconstruir pontes com países e grandes fóruns de debates, começando pelos países vizinhos da América do Sul.
Maria Laura da Rocha foi chefe da delegação do Brasil na FAO, a Organização da ONU para Alimentação e Agricultura, e na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco.
Ela estava ocupando o cargo de embaixadora do Brasil na Romênia.
Agência Brasil e Radioagência Nacional