Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Novo plano brasileiro

Brasil vai apresentar uma nova meta climática na COP29 do Azerbaijão

Contribuição Nacionalmente Determinada estabelece compromisso de reduzir as emissões de gases estufa


Brasil tem plano para reduzir emissão de gases estufa em nível mundial. Foto: Reprodução

O Brasil vai apresentar uma nova meta climática na COP29, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que acontece no Azerbaijão, entre 11 e 22 de novembro.

As metas do país são chamadas de Contribuição Nacionalmente Determinada, e elas estabelecem o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa de 59 a 67% até 2035. Com isso, o Brasil pode deixar de lançar até 1 bilhão de toneladas de gás carbono na atmosfera.

O país será representado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que fará a entrega do novo plano de redução de emissões na COP29.

A meta abrange todos os setores da economia e está alinhada ao Acordo de Paris, de 2015, que busca limitar o aquecimento do planeta a 1,5º C.

Segundo o governo federal, o compromisso permitirá ao Brasil avançar rumo a neutralidade climática até 2050. A nova meta reconhece a urgência de combate à crise climática e representa uma nova etapa para a promoção de um novo modelo de desenvolvimento.

Para viabilizar essa redução de emissão de gases poluentes, o governo vai usar incentivos econômicos como o Fundo Clima e os novos Títulos Soberanos Sustentáveis.

Mas para Carolina Pasquali, Diretora executiva da ONG Greenpeace Brasil, a meta brasileira é insuficiente e pouco ambiciosa.

Para o Greenpeace, é preciso que todos os países reduzam 60% dos gases de efeito estufa, em relação aos níveis de 2019, para que seja cumprido o objetivo de manter a média de aquecimento da temperatura global em 1,5ºC até 2035.

A próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 30, vai acontecer em Belém, no Pará, em novembro de 2025.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!