O bairro vai ganhar um mobiliário urbano em forma de letreiro onde se vê a frase RioAmaLapa, a palavra “Ama” é representada por um coração, onde estão pintadas figuras dos elementos que simbolizam o bairro como: o bondinho, o samba e o patrimônio histórico. A nova atração ficará na Praça Cardeal Câmara, também conhecida como Praça dos Arcos e será inaugurada na próxima quinta-feira (10), às 10 horas da manhã.
A atração foi inspirada em peças semelhantes existentes nas cidades de Amsterdã e Nova York e terá 2 metros de altura por 11 metros de largura. Ficará a 80 metros de distância dos Arcos da Lapa e a 18 metros da Avenida Mem de Sá. A peça, de autoria de Caio Leitão, foi produzida com chapas galvanizadas e acabamento em pintura automotiva, com tratamento anticorrosivo.
A implantação deste mobiliário é parte de um plano de valorização do Rio Antigo como destino turístico e cultural não apenas no período noturno, mas com oferta de atividades artísticas diurnas e ações de impacto social. A iniciativa é resultado de uma parceria entre órgãos públicos (Secretaria de Estado de Cultura, Superintendência do Centro/Prefeitura e Instituto Rio Patrimônio da Humanidade - IRPH) e o Polo Novo Rio Antigo, associação que reúne mais de 120 empreendimentos locais - antiquários, confeitarias, hotéis, bares e espaços musicais – na região da Lapa, Rua do Lavradio, Praça Tiradentes, Carioca, Cinelândia e arredores. A realização do mobiliário teve patrocínio cultural da Antarctica (Ambev).
“A proposta é marcar o início do verão, estação mais turística do ano, atraindo mais visitantes e iniciando um processo de melhorias. A Lapa é vitrine do Rio no Brasil e no exterior e esse tipo de ação reforça a relação com a cidade. Será como um cartão de boas-vindas”, afirma Thiago Cesario Alvim, sócio do Carioca da Gema e Presidente do Polo Novo Rio Antigo.
Polo Novo Rio Antigo
O Polo Novo Rio Antigo foi criado em 20015 e reuniu empresários e profissionais das áreas de cultura, lazer, gastronomia, turismo, comércio e serviço em torno de uma única bandeira: fortalecer o associativismo e promover o desenvolvimento das regiões da Cinelândia, Lapa, Rua do Lavradio, Praça Tiradentes e Largo de São Francisco que viviam abaladas pelos sucessivos abandonos do poder público e evasão da iniciativa privada. E logo se transformou num importante instrumento de revitalização do Centro Histórico da cidade do Rio de Janeiro.
Dentro do corredor cultural do Rio, o bairro da Lapa é atualmente um dos territórios mais criativos do Estado do Rio. A Escadaria Selarón é o terceiro destino mais citado pelos turistas, sendo comparada frequentemente ao Cristo Redentor e ao Pão de Açúcar. Circulam pela região mais de 50 mil pessoas nos fins de semana.