TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Tarifa branca é a nova modalidade de consumir energia para quem gasta acima de 250 kwh

Conta de luz fica mais barata em horários fora do tradicional

Por Jorge Chaves em 08/01/2019 às 23:34:06

Foto: Divulgação

Uma nova fórmula de calcular energia elétrica para os consumidores que tem gasto acima dos 250 kwh por mês entrou em vigor, em 1º de janeiro. A medida vale tanto para residência, quanto para pequenos comércios.

A tarifa branca propõe uma redução do valor na energia, conforme a hora e o dia da semana em que o consumido faz uso da energia elétrica. A conta de luz fica mais barata em horários fora do tradicional hora de pico, ou seja, quando o consumo é intenso.

Em nota a assessoria da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), explica que o perfil ideal do consumidor da tarifa branca é para "estabelecimentos que funcionam de 8h às 18h, ou seja, possuem a maior faixa de consumo no período fora de ponta. No caso de residências, para uma família que chega em casa às 19h, por exemplo, não é vantajoso."

O consumidor deve ter cuidado antes de migra ou aderir para a nova modalidade, pois precisa analisar seu perfil de consumo. A tarifa branca é interessante para quem usa mais energia de manhã e de tarde, ou ainda para quem chega em casa muito tarde, depois das 22h.O consumidor deve comparar suas contas com a aplicação das duas tarifas. Isso é possível por meio de simulação com base nos hábitos de consumo e equipamentos. Para aderir à tarifa branca, os consumidores precisam formalizar sua opção junto à distribuidora. Quem não optar por essa modalidade continuará sendo faturado pelo sistema atual.

Após aderir para a tarifa branca e o consumidor não perceber a vantagem, ele pode solicitar sua volta ao sistema anterior (tarifa convencional). A distribuidora terá 30 dias, após o pedido para retornar o consumidor ao sistema convencional. Caso queira participar de novo da modalidade tarifária branca, há um período de carência de 180 dias.

A medida ainda não se aplica a todos os consumidores, por isso. De acordo Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cerca de 15,9 milhões de unidades consumidoras poderão fazer a mudança, que até ano passado só era possível para quem tinha uma média de consumo superior a 500 kW/h.

A previsão é que em 2020, todos os consumidores possam aderir.

Light

Para aderir, é possível fazer a solicitação através daagência virtual da Light, pelo telefone 0800-282-0120 ou em uma das agências comerciais da companhia.

Enel

Central de Relacionamento 0800 28 00 120, para atendimento via celular, o número é o 0800 28 24 022.

Mais informações sobre a tarifa branca podem ser consultadas emhttp://www.aneel.gov.br/tarifa-branca.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.