TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

UFF pesquisa a 'Covid longa', os sintomas que permanecem depois de curada a doença

Hospital Universitário Antônio Pedro estuda pacientes de cardiologia, pneumologia, nefrologia e neurologia

Por Portal Eu, Rio! em 16/01/2023 às 07:14:02

Covid-19 vem tendo a letalidade reduzida, graças à vacinação, mas impactos a médio e longo prazo demandam estudos multidisciplinares, como o que esta sendo realizado pela UFF. Foto: Fernando Frazão/Ag

Pesquisadores de diferentes áreas clínicas do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense, realizam um projeto para diagnosticar, tratar e entender a síndrome pós-covid, em que sintomas da doença e disfunções de diversos órgãos e sistemas permanecem mesmo após a cura.

Participam do estudo 64 pacientes, atendidos nas especialidades nefrologia, neurologia, cardiologia e pneumologia. Jocemir Logon, coordenador do projeto, resume o objetivo da iniciativa. “O objetivo principal do projeto é acompanhar com enfoque multidisciplinar pacientes que foram internados por covid-19 no Hospital Universitário Antônio Pedro no período de 2020 e 2021. Essa estratégia visa a identificação, exploração diagnóstica que inclui tecnologias de última geração, monitoramento e tratamento de manifestações pós covid-19”, diz.

Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a pesquisa multidiciplinar do Hospital Universiário Antonio Pedro sobre a 'Covid longa'.

Ainda de acordo com Jocemir, os resultados dos exames realizados durante o projeto ainda serão analisados, mas diversas alterações já foram identificadas. Dos 64 participantes, 47% alegaram diminuição nas atividades físicas, 77% tiveram redução do vigor físico e 57% afirmaram que o sono piorou após ter a doença. Quando perguntados sobre a saúde geral depois de contrair covid-19, 26% responderam que está muito pior e 45% que está um pouco pior.

Para participar do projeto é necessário ter 18 anos de idade ou mais, ter matrícula no Hospital Universitário Antônio Pedro e exame de PCR positivo para covid-19 a partir de abril de 2020. Mulheres grávidas não podem participar.


Por Portal Eu, Rio!

Fonte: Radioagência Nacional

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.