TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Autores descrevem 804 gols de Zico em livro

Tentos do maior ídolo do Flamengo com as camisas do Rubro-Negro, Brasil, Udinese e Kashima Antlers foram detalhados cuidadosamente

Por Marcos Vinicius Cabral em 16/01/2023 às 12:46:52

Autores com Zico. Foto: Divulgação

Depois de seis anos pesquisando e escrevendo sobre os 804 gols marcados por Zico, maior ídolo rubro-negro, Mário Helvécio, Marcelo Abinader e Bruno Lucena, já falecido, relançam na próxima segunda-feira (23), às 19h, na Gávea, Zona Sul do Rio, o livro A História de Todos os Gols de Zico, da Editora Tinta Negra.

Diferente de tudo que já foi visto no mercado editorial, o livro mostra os gols marcados do maior ídolo rubro-negro baseado em pesquisas e a ideia é fazer com que as próximas gerações que não tiveram a oportunidade de ver o Galinho de Quintino em ação possam conhecer, gol a gol, quem foi Zico.

Durante as pesquisas, surpresas foram sendo descobertas como explicou Mário Helvécio.

"Descobrimos que foram 334 gols de Zico no Maracanã, e não 333, como se pensava até o livro. A quantidade de gols em jogos festivos foi maior também, 25 e não 22", afirmou corrigindo dois números históricos sobre o ex-craque.

Já Marcelo Abinader revela que o maior feito com a publicação da obra é o legado para as futuras gerações.

"Deixamos algo para a posteridade. É um presente para quem ama futebol. Sou pesquisador e sei da dificuldade que é achar registros antigos. Jornais e livros são um legado para o futuro", revelou.

Vale salientar que os autores produziram uma obra literária à altura do personagem central do livro. Todos os gols do maior jogador do Clube de Regatas do Flamengo foram detalhados cuidadosamente, sejam com as camisas do Flamengo, Brasil, Udinese e Japão, isso sem falar os feitos em jogos oficiais e amistosos.

Os gols na base e às vésperas da aposentadoria também constam na obra.

Entre reuniões, pesquisas e cruzamento de informações, o livro levou quase seis anos. Os autores exploraram reportagens antigas de jornais impressos com acervos de vídeo dos gols.

São 804 gols descritos no livro, desde 1968, quando Zico era apenas um garoto na base rubro-negra, até 1994, quando ele encerrou a carreira.

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.