Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Lugar no mundo

Haddad discute em Davos espaço para o Brasil na disputa internacional por investimentos

Com Marina Silva a seu lado, ministro da Fazenda identifica hidrogênio verde, etanol e energia limpa como nichos para retomada da industrialização


Ao lado de Marina Lima, ministro Fernando Haddad sustentou energia limpa como nicho privilegiado para atração de investimentos. Foto: Ascom PR

Em mais uma conversa com jornalistas nesta terça-feira (17/1) durante o Fórum Econômico Mundial, que acontece nesta semana em Davos, na Suíça, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou a importância da retomada econômica do Brasil, da atração de investimentos ao país, das possibilidades de reindustrialização e do ajuste fiscal e equilíbrio das contas.

Sobre o encontro com Ian Bremmer, do Eurasia Group, o ministro contou que tratou das possibilidades de reindustrialização do Brasil e de qual lugar o país vai ocupar no contexto de disputa internacional por investimentos. “Recebi insumos sobre com quem dialogar tanto no governo americano quanto no mundo asiático, para que, à América Latina, seja reservada uma parte da indústria do mundo e em que setores nós podemos nos reindustrializar. A questão da indústria automobilística de última geração, do motor híbrido, do hidrogênio verde, do etanol, e mesmo a questão do agronegócio, se tiver o alcance de perceber que eles também dependem de insumos industriais, nós temos uma oportunidade de reindustrializar o país”, explicou.

Ouça no podcast do Eu, Rio! a entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a estratégia brasileira para atração de investimentos, logo após o encontro com Ian Bremmer, dirigente do Eurasia Goup.

Questionado sobre as dúvidas do mercado brasileiro quanto à questão fiscal, Haddad assegurou que vai rever as medidas tomadas pelo governo anterior, na perspectiva de fazer a reforma tributária e de repensar o arcabouço fiscal – ou seja, a regra que vai substituir o teto de gastos – porque é o que dará sustentabilidade ao país.

“O fiscal é pressuposto do desenvolvimento. Você tem que estar com as contas arrumadas, mas, para desenvolver o país, precisa de uma certa uma política proativa, de mapear as oportunidades do país, onde vai investir em Ciência e Tecnologia, como repensar a matriz energética, qual o tipo de indústria queremos atrair para o nosso território. O fiscal é uma parte da lição de casa, mas não é agenda econômica completa”, considerou o ministro.

Haddad disse ainda que, durante reunião que teve com representantes da Arábia Saudita – já parceiro de empresas e bancos brasileiros –, foi manifestado interesse em investir no Brasil, sobretudo em parcerias público-privadas e em concessões. “Eles têm fundos de investimento e estão atentos a todos os editais de parcerias que o governo brasileiro e estados e municípios vão lançar no próximo período. Isso é bom porque é um volume de recursos disponível para investimento muito importante”, avaliou.

Ataques à democracia

Sobre a preocupação dos participantes do Fórum Econômico com as instituições democráticas no país depois do que aconteceu no último 8 de janeiro – quando os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto foram invadidos e vandalizados –, Haddad afirmou que eles estão muito chocados com o que aconteceu, mas, de certa maneira, aliviados pelo fato de a resposta ter sido pronta e consistente.

“Uma das razões pelas quais eu vim com a [ministra] Marina Silva foi justamente para tranquilizar a comunidade internacional de que o Brasil está funcionando, voltou para o jogo democrático, voltou a pensar grande, voltou para a mesa das grandes nações que buscam desenvolvimento com justiça social e liberdades civis e políticas”, disse.



Ministério da Fazenda

RETOMADA ECONÔMICA ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS REINDUSTRIALIZAÇÃO AJUSTE FISCAL HADDAD FAZENDA MEIO AMBIENTE EURASIA GROUP IAN BREMMER ETANOL HIDROGÊNIO VERDE STF FÓRUM ECONÔMICO DAVOS CONGRESSO NACIONAL SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!