Sabendo que neste período é esperado um maior movimento de turistas, o Procon/RJ lançou um guia direcionado a esses consumidores, com dicas e informações importantes baseado no código de defesa do consumidor, para que os visitantes tenham uma experiência agradável.
Instruções sobre formas de pagamentos dos transportes públicos e privados, orientações nos casos de cancelamentos ou atrasos de voos ou ônibus, além de dicas sobre hospedagem, restaurante e a necessidade de observar o valor digitado na máquina de cartão na hora de efetuar um pagamento, constam nesse manual que está disponível, em três idiomas, português, inglês e espanhol, podendo ser acessado nas redes sociais e site da autarquia.
“Nesse ano, só na temporada de cruzeiros, a estimativa é que cerca de 500 mil turistas passem pela cidade, segundo o Píer Mauá e CVC Brasil. Por isso, é muito importante garantir que eles tenham uma experiência segura e de qualidade. Criamos um guia objetivo, mas que aborda os principais temas que podem gerar dúvidas e evitar aborrecimentos, com a intenção de proteger, orientar e acolher nossos visitantes consumidores, que tanto contribuem para a economia do estado. É importante que o fornecedor entenda que, o consumidor bem atendido, respeitado nos seus direitos consumeristas, com soluções rápidas nos imprevistos, tem maior chance de retornar ao nosso Estado e ainda pode recomendar o Rio como um bom destino de viagem,” aponta Cássio Coelho, presidente do Procon/RJ.
Além disso, a autarquia possui um grupo de trabalho direcionado ao atendimento do consumidor turista, nacional ou estrangeiro e de grandes eventos - ProconTur, que foi criado no início da atual gestão do Procon-RJ e estará, durante essa alta temporada, atendendo às reclamações desse público, através dos telefones (21) 9937-19647e (21) 9933-28289, e pelo e-mail:
[email protected], de 09h às 17h de segunda à sexta. Nos dias de Carnaval, um plantão especial estará de prontidão, bem como, nos principais eventos no decorrer do ano.
O objetivo do ProconTur é dar maior rapidez na solução dos problemas consumeristas que possam surgir durante a visita em nosso estado, já que estes consumidores estão de passagem e precisam ter seus direitos garantidos e problemas solucionados dentro de um prazo diferenciado, tornando assim, a experiência de conhecer o Rio muito mais agradável, garantindo que esses turistas retornem mais vezes- conclui Coelho