O Diário Oficial do Estado publicou, nesta quarta-feira (25), a convocação de 150 professores para a rede pública estadual, em todas as áreas de ensino, para início imediato. Eles foram aprovados no concurso público realizado em 2014. Além disso, o Governo publicou a autorização para a convocação de mais dois mil profissionais de educação.
Os convocados serão empossados no cargo de Professor Docente I com carga horária de 18 horas. O edital do concurso tinha sido no Diário Oficial de 18 de dezembro de 2014 e retificado no Diário Oficial de 02 de fevereiro de 2015 e 27 de março de 2015. As aulas começam no próximo dia 6 de fevereiro, segunda-feira.
O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Flávio Serafini (PSOL), comemorou a medida. “Hoje foi um dia de vitória, ainda que parcial, para professores do estado. Estivemos juntos nesta luta em audiências públicas, no MP e junto à imprensa para enfrentar a grave falta de docentes na rede estadual, hoje chegando a mais de sete mil”, contou Serafini.
A luta agora é por migração para a jornada de 30 horas semanais e para que o piso nacional do magistério também seja pago no Rio de Janeiro. "Esta é uma luta fundamental da categoria docente. Lamento que o nosso estado nos envergonhe ainda sem equiparar este valor. Seguiremos cobrando o governador e a secretaria de educação para garantir este direito para profissionais da educação”, disse o parlamentar.