A Seleção Brasileira de Futebol Feminino realizo, nesta quinta-feira (17), o primeiro treino aberto na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), que visa a preparação para a Copa da França 2019. O torneio será realizado de 7 de junho a 7 de julho e a convocação inicial de 34 atletas pretende analisar uma equipe atualmente formada pela maioria que joga fora do país.
Logo na apresentação, duas jogadoras foram cortadas por lesão. A atacante Darlene do Benfica (POR), que teve uma torção no tornozelo, e a goleira Bárbara do Kindermann (BRA), que fraturou um dos dedos da mão direita e precisou passar por cirurgia, não se juntaram ao grupo. Mas, segundo o coordenador Marco Aurélio Cunha, não haverá reposição.
"São circunstâncias da vida. Depois desta convocação Data Fifa, quando essas meninas que jogam no exterior voltam para os seus clubes, vamos fazer nova convocação para cerca de 30 jogadoras que jogam no Brasil. Vai servir para dar a elas lastro de Seleção, para o convívio e ter alguém para substituir alguma delas que se machucar. Imagina uma Formiga passando por este problema? Precisamos ter alguém para ocupar o lugar", informou Marco Aurélio.
Na visão estratégica do coordenador, independente da baixa que possa ocorrer, precisa ter uma atleta preparada para vestir a camisa da Seleção.
Na próxima Data Fifa, a Seleção Feminina irá participar de um torneio nos Estados Unidos, onde vão jogar contra os anfitriões, além de Inglaterra e Japão.
"Será um torneio dificílimo, pra gente sofrer, ver em que nível está. Irão as jogadoras selecionadas que jogam no exterior e mais algumas que estão aqui. Depois temos outra Data Fifa que estamos acertando um jogo com a Espanha e talvez um outro adversário, para combinar dois jogos no mesmo período. No intermédio convocaremos as meninas que jogam no Brasil para dar qualidade", afirma o coordenador.
Conforme permite a Fifa, quinze dias antes da Copa do Mundo, o técnico Vadão irá reunir as 23 meninas que realmente irão a França e dará inicio ao trabalho aqui no Brasil, partindo dez dias antes para Europa a fim de fazer uma melhor preparação.
O grupo atual tem uma variação de idade que vai desde os 18 anos até a Formiga, do PSG, que aos 40 anos é um ponto fora da curva. A atleta, que atua como volante, é a única jogadora no mundo a ter disputado seis Jogos Olímpicos. Mas como ainda não alcançou o objetivo maior que é conquistar uma Copa do Mundo, segue como exemplo e com foco total na competição da França.
"A expectativa é muito boa. O desejo , todos sabem, é trazer essa taça. Empenho vai existir sempre. Força de vontade não vai faltar. Espero contar com a torcida brasileira, que com certeza vamos em busca desse troféu para o futebol feminino", concluiu a veterana.