TOPO - PRINCIPAL 1190X148

União de Jacarepaguá e Unidos da Ponte abrem segundo dia da Série Ouro

Atraso de 40 minutos marca segunda noite

Por Cláudia Freitas em 18/02/2023 às 23:45:25

As duas primeiras escolas abriram o segundo dia de desfile; Ponte fez bom desfile com sua bateria. Foto: Cláudia Freitas/Portal Eu, Rio!

A União de Jacarepaguá e a Unidos da Ponte abriram o segundo dia de desfiles da Série Ouro na Marquês de Sapucaí, na noite deste sábado (18).

Foto: Divulgação Riotur

Ainda passam pelo sambódromo outras seis escolas do grupo: Unidos de Bangu, Em Cima da Hora, Unidos do Porto da Pedra, União da Ilha do Governador, Império da Tijuca e Inocentes de Belford Roxo.

A União de Jacarepaguá enfrentou problemas com o carro abre alas em dois momentos, na concentração e durante o desfile. Parte da estrutura do carro teve que ser retirada, abrindo espaço entre a alegoria e a ala das baianas, que vinha à frente.


Foto: Divulgação Riotur

O segundo carro da escola, do Quilombo, também teve que passar por adaptação para entrar na avenida. Com os imprevistos, a passagem da escola atrasou em 40 minutos, ultrapassou o tempo regular de apresentação e deve ser penalizada.


Foto: Divulgação Riotur

Com o enredo Manuel Congo, Mariana Crioula, os heróis da liberdade no Vale do Café, a União de Jacarepaguá contou a história dos líderes afrodescendentes na maior rebelião de escravizados no Vale do Paraíba e trouxe para a avenida um pouco da cultura do município de Paty do Alferes.

O destaque da escola ficou para a atriz Isabel Fillardis, que deu vida à Mariana Crioula, líder feminina do movimento contra a escravidão.


Foto: Divulgação Riotur

Na sequência, a Unidos da Ponte atravessou o Sambódromo contando a história de uma das mais importantes yalorixás do Brasil, a Mãe Meninazinha de Oxum.


Foto: Divulgação Riotur

O enredo dos carnavalescos Guilherme Diniz e Rodrigo Marques levanta a bandeira contra o racismo religioso e traça um paralelo entre a mãe de santo e o município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, terra natal da agremiação.

Foto: Divulgação Riotur

No primeiro dia de Carnaval no Sambódromo, nesta sexta (17), sete escolas do grupo se apresentaram. As 15 agremiações disputam uma vaga para desfilar no Grupo Especial em 2024.

As duas últimas colocadas no desfile este ano serão rebaixadas para a Série Prata e passam a se apresentar na Nova Intendente, na Zona Norte da cidade.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.