Quase campeão estadual – perdeu a decisão nos pênaltis para o Botafogo, após levar o empate praticamente no último lance – o time de São Januário brigou até a rodada final do Campeonato Brasileiro para escapar do rebaixamento em 2018. Na Libertadores, parou na etapa de grupos. Além disso, foi eliminado pela LDU (EQU) na segunda fase da Sul-Americana e para o Bahia nas oitavas da Copa do Brasil. Assim, o ano terminou com alívio, mas recheado de frustração.
Já o Madureira acabou sendo lanterna do seu grupo nos dois turnos do Carioca 2018. Fez três pontos na Taça Guanabara e cinco na Rio. Na classificação geral, ficou em nono lugar, à frente apenas de Volta Redonda, Nova Iguaçu, Macaé e as equipes que jogaram um campeonato à parte contra o descenso. No decorrer da temporada, acumulou outros fracassos: eliminações na primeira fase da Copa do Brasil (para o São Paulo), na etapa de grupos da Série D nacional e nas oitavas da Copa Rio, com direito a goleada de 6 a 2 sofrida para o Americano.
Vasco
Alberto Valentim deve poupar alguns jogadores por questões físicas, no lado preto e branco. Está certo, por exemplo, que o meia Bruno César e o centroavante Maxi López não vão para o campo. A dupla terá a pré-temporada estendida. Fisiologistas do clube e a comissão técnica resolveram adotar este procedimento. Também estão fora Rildo e Fellipe Bastos, que sofreram lesões no ano passado e seguem em processo de volta aos trabalhos.
“Esses atletas não estão no jogo para se prepararem melhor. Você os tirando desse primeiro jogo, já ganha cinco sessões de treinos, pelo fato de não ter que diminuir carga de véspera de jogo. Depois dessas sessões, nós vamos reavaliar os jogadores”, disse Valentim em entrevista coletiva nesta sexta-feira (18).
De qualquer forma, algumas novidades podem estrear, como os laterais Cáceres e Danilo Barcelos. Debaixo das traves, Fernando Miguel, que tomou a vaga de Martín Silva na reta final do Brasileirão, é o nome de confiança no momento. Vale lembrar que o uruguaio se mudou para o Libertad, do Paraguai.
Madureira
Pelo lado do Tricolor Suburbano, a expectativa é no retorno do meio-campista Carlinhos, que foi revelado na base do Cruz-Maltino, onde era lateral-esquerdo. O clube contratou 19 atletas e trouxe de volta o técnico Antônio Carlos Roy. Tudo para um melhor desempenho na nova jornada.
“Infelizmente, não fizemos uma grande temporada no ano passado, mas esse ano acredito que será diferente. O Madureira contratou muito bem, trouxe jogadores que foram bem nos seus clubes anteriores, trouxe também o professor Roy e o Márcio, que conhecem muito bem o clube e conquistaram grandes coisas por aqui. Essa experiência e o conhecimento vai ser muito bom para iniciarmos nossa trajetória no Estadual com o pé direito e, consequentemente, ter uma temporada melhor”, ponderou o goleiro Jonathan.
Histórico
Ao todo, foram 129 jogos entre os times, com 103 vitórias da equipe da Cruz de Malta, dez do Madura e 16 empates. Em 2018, no último encontro, ocorrido no dia 10 de março, triunfo vascaíno, na condição de visitante, por 3 a 1.
Ficha técnica
Madureira x Vasco – 1ª rodada da Taça Guanabara 2019
Data: sábado, 19 de janeiro
Horário: 16h50 (de Brasília)
Local: Conselheiro Galvão, em Madureira (RJ)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Assistentes: Silbert Faria Sisquim e Daniel do Espírito Santo
Madureira (provável): Jonathan; Arlen, Thiago Medeiros, Pierre e Felipe Saturnino (Geovane Khuchner); Walney, Luciano Naninho e Carlinhos; Welber, Ygor Catatau e Derek. Técnico: Antônio Carlos Roy
Vasco (provável): Fernando Miguel; Cáceres, Werley, Leandro Castan e Danilo Barcelos; Raul, Andrey, Bruno César e Thiago Galhardo; Yago Pikachu e Maxi López. Técnico: Alberto Valentim
Transmissão: Premiere