TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Rio de Janeiro recebe o título de primeira Capital Mundial da Arquitetura

Cidade sediará o 27º Congresso Mundial de Arquitetos em 2020

Por Leonardo Pimenta em 20/01/2019 às 00:50:23

Comitiva do Rio de Janeiro recebe o título de primeira Capital Mundial da Arquitetura. Foto: Divulgação

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) conferiu à cidade do Rio de Janeiro, na manhã desta sexta (18), o título de primeira Capital Mundial da Arquitetura. O ato foi realizado em uma cerimônia na sede da organização em Paris, na França, e contou com a presença da secretária municipal de Urbanismo da Prefeitura do Rio, Verena Andreatta; da diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay; do presidente da UIA, Thomas Vonier; do presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Nivaldo Andrade, e de Sérgio Magalhães, presidente do Comitê Executivo do Congresso Mundial de Arquitetos.

A ideia da criação do título surgiu no ano passado em uma reunião da Unesco e da União Internacional dos Arquitetos (UIA). A escolha do Rio como primeira Capital Mundial da Arquitetura foi por sua arquitetura histórica e cultural.

Na solenidade, foi anunciado que o estado do Rio de Janeiro em 2020 será sede do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que ocorre a cada três anos, e que todas as cidades sedes irão receber o título.

"A cidade vai entrar num momento de debate sobre as condições urbanas. Não só o Rio, mas todas as capitais mundiais, que estão estruturando seu futuro para as próximas décadas. Estima-se que venham ao Rio, em 2020, durante o congresso mundial, mais de 25 mil pessoas e, com isso, nossa cidade também vai ganhar com o turismo, com empregos e renda." afirmou Verena Andreatta, secretária municipal de Urbanismo

O governador Wilson Witzel falou com a impressa que "esse título é recebido com muita felicidade, mas também nos traz a responsabilidade de trabalhar arduamente com as outras esferas administrativas, para ajudar a desenvolver o Rio de Janeiro. O Rio é um casamento perfeito entre a natureza deslumbrante e a arquitetura de gênios modernistas como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Roberto Burle Marx. Além disso, a cidade preserva um patrimônio arquitetônico muito rico, capaz de reunir, muitas vezes em um mesmo bairro, prédios do Brasil-Colônia, passando pelo período eclético do início do século XX, até edifícios tecnológicos de hoje".

O prefeito Marcelo Crivella também comentou, nas redes sociais, a conquista do título: "A mão de Deus é a principal obra arquitetônica do Rio, que nos permitiu construir uma cidade entre a Baía de Guanabara e as montanhas. No entanto, esse título é um marco, uma consagração, ainda mais que estamos sendo a primeira metrópole do mundo a recebê-lo. Às vezes, quem mora aqui não tem olhos para observar todas as maravilhas. Mas quem está de fora fica maravilhado. Esse título pode ajudar na renovação de casarões, museus e parques. E em 2020, a cidade concentrará as atrações de arquitetos de todo o mundo".

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.