TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Oito desaparecidos em Itatiaia após uma cabeça d’água atingir a cidade

O fenômeno começou no alto do Parque Nacional e desceu para localidade conhecida como Paraíso Perdido

Por Marisa Dias em 21/01/2019 às 11:44:04

A cidade de Itatiaia, localizada no Sul do Rio de Janeiro, no fim da tarde deste domingo (20), foi atingida por uma cabeça d’água, segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).  De acordo com informações da Polícia Militar, uma pessoa morreu e pelo menos outras oito estão desaparecidas. O Corpo de Bombeiros informou que o fenômeno começou no alto do Parque Nacional do Itatiaia e desceu para uma área conhecida como Paraíso Perdido.

O local é muito frequentado por moradores e turistas que costumam ir ao parque para banhar-se. As primeiras informações era que a região teria sofrido uma tromba d’água, mas tratou-se na verdade de uma cabeça d'água. 

O Inpe, esclareceu que diferentemente da tromba d’água, a cabeça d’água acontece depois de uma chuva forte que aumenta o nível do rio e provoca enxurrada por conta do fluxo de água. Já a tromba d’água, se trata de um tornado que ocorre tanto na água salgada quanto na água doce.

Segundo informações recebidas da Defesa Civil, choveu de 10 a 15 mm no alto do Parque Nacional fazendo com que o rio Campo Belo subisse aproximadamente três metros.

Ainda sem identificação, o corpo de um homem foi retirado do rio e levado para o Instituto Legal (IML). Segundo informações, ele é morador da cidade de Resende. De acordo com informações oficiais dos bombeiros, duas famílias registraram possíveis desaparecimentos de parentes.

As buscas seguiram até as 22h30 quando foram interrompidas. Nesta segunda-feira (21), foram retomadas.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.