Que sufoco! É o Glorioso! Com gol aos 54 minutos do segundo tempo, no último lance, o Botafogo arrancou o empate com o Sergipe em 1 a 1 nesta quinta-feira (2), em Aracaju, e se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil-2023.
O jogo começou movimentado. No primeiro minuto, o Sergipe já teve uma grande chance: Pedro Henrique recebeu livre dentro da área, chutou forte cruzado e Lucas Perri defendeu. No lance seguinte, o Botafogo teve sua única oportunidade criada: Carlos Alberto recebeu e, de frente para o gol, chutou fraco, facilitando a defesa de Dida.
O Sergipe tomou conta do jogo, tentando mais o gol, enquanto o Botafogo apresentava um futebol patético. No fim, o time da casa conseguiu chegar com mais perigo. Aos 38 minutos, Ronan chegou na cara do gol, mas Lucas Perri saiu do gol e salvou. E, nos acréscimos, o Sergipe abriu o placar, num belo gol de falta de Augusto Potiguar.
O Botafogo precisava reagir no segundo tempo, mas quem continuou chegando com o perigo foi o Sergipe. Com dois minutos, o time da casa já tinha desperdiçado duas grandes oportunidades. Primeiro, após contra-ataque pelo lado esquerdo, Pedro Henrique chutou e Lucas Perri salvou. Depois, o goleiro fez outra defesa importante, em finalização de Ronan.
O técnico Luís Castro foi mudando peças, na expectativa de que o Botafogo pudesse começar a criar alguma coisa, já que precisava pelo menos do empate. Mas nada acontecia. O Glorioso só foi voltar a assustar aos 26 minutos: Tchê Tchê entrou na área e cruzou, mas Matheus Nascimento cabeceou para fora.
Aos 32 minutos, o Sergipe quase matou o jogo, em nova cobrança de falta de Augusto Potiguar - desta vez Lucas Perri espalmou e a bola bateu na trave. Na sequência, o Botafogo teve a chance de empatar: após bola levantada, Victor Cuesta tocou de cabeça e Adryelson, de frente para o gol, chutou, mas a bola foi desviada pela zaga e saiu.
A pressão alvinegra foi aumentando no fim. Marlon Freitas chutou rasteiro com muito perigo, aos 38 minutos. Nos acréscimos, Lucas Piazon cobrou falta, a bola bateu na barreira e saiu. Até o goleiro Lucas Perri foi para a área nos minutos finais, tentou a cabeçada e Dida salvou. No último lance, aos 54 minutos, após uma sequência de escanteios, Adryelson conseguiu estufar a rede: Botafogo 1 a 1!
Classificado, o Botafogo vai encarar agora o Brasiliense na segunda fase, como mandante, nos dias 8, 9, 14, 15 ou 16 de março. O próximo compromisso do Glorioso, no entanto, é pelo Campeonato Carioca, domingo (5), às 16h, contra o Resende, no Kleber Andrade, em Cariacica.
FICHA TÉCNICA
SERGIPE 1 X 1 BOTAFOGO
Estádio: Batistão
Data-Hora: 2/3/2023 – 20h
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
Cartões amarelos: Alisson (SER); Luis Henrique (BOT)
Gols: Augusto Potiguar 46’/1ºT (1-0) e Adryelson 54’/2ºT (1-1)
SERGIPE: Dida; Augusto Potiguar, Alisson, André Penalva e Ian Barreto; Diego Aragão, Magno e Wescley (Miguel 48’/2ºT); Ronan (Braga 20’/2ºT), Pedro Henrique (Igor Bahia 35’/2ºT) e Fabiano (Pablo 35’/2ºT) – Técnico: Rafael Jacques.
BOTAFOGO: Lucas Perri; Rafael (Gustavo Sauer 10’/2ºT), Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê (Danilo Barbosa 28’/2ºT), Gabriel Pires (Marlon Freitas 10’/2ºT) e Lucas Fernandes (Luis Henrique 20’/2ºT); Carlos Alberto (Lucas Piazon 10’/2ºT), Matheus Nascimento e Victor Sá – Técnico: Luís Castro.