O Vasco ganhou do Flamengo por 1x0, neste domingo (5), no Maracanã, na décima rodada do Cariocão. Pumita Rodríguez foi o autor do gol. O confronto ainda contou com quatro bolas na trave, duas de cada lado, e um pênalti perdido por Pedro Raul. Com o resultado, o cruzmaltino passa a ser o terceiro colocado da competição e tem 20 pontos. Já o rubro negro segue na liderança da competição, mas agora tem em mãos o gosto ruim da primeira derrota no estadual.
A próxima partida das duas equipes é decisiva em pontos diferentes: o cruzmaltino só precisa de si para ir às semifinais do Carioca e tem o Bangu pela frente. O Rubro-negro terá no clássico contra o Fluminense a chance de ser campeão da Taça Guanabara (troféu dado a quem termina os 11 jogos em primeiro). Para isso, uma vitória ou empate basta.
O jogo
O primeiro tempo foi menos espaçoso, o normal de um clássico. O Flamengo teve a primeira chance de perigo no momento em que Arrascaeta acertou a trave esquerda, logo aos dois minutos. O meia também protagonizou outro lance ao dar um belo toque de calcanhar para Gabi, que entrou na área, bateu com a perna direita e Léo Jardim espalmou.
Um minuto depois, aos 11, o Vasco reagiu num chute de fora de Pedro Raul que bateu na trave direita. O próprio centroavante acertou o travessão depois, num cabeceio que encobriu o goleiro Santos. O Fla reagiu em escanteio, na cabeçada de Fabrício Bruno para fora.
O rubro-negro pressionava, mas o Gigante da Colina era mais perigoso. Abusava principalmente do pivô do camisa 9 vascaíno.
O segundo tempo foi mais emocionante, principalmente porque o cruzmaltino 0abriu o placar: aos 3, Lucas Piton cruzou, Fabrício Bruno afastou para fora da área e Pumita bateu de primeira. A bola acertou o cantinho. 1x0. Três minutos depois, Cebolinha cruzou na segunda trave, Everton Ribeiro escorou na área e Gabi tentou uma puxeta. A bola passou rente à trave.
O 'poste' inclusive apareceu outra vez num quase gol contra de Léo, mas David Luiz fez falta na jogada e o juiz parou o lance. No meio da etapa final, a defesa do Flamengo se embolou na hora de afastar a bola, ela sobrou para Marlon Gomes, que foi puxado por Ayrton Lucas na área. Pênalti. Na cobrança, Pedro Raul bateu no canto esquerdo e Santos defendeu.
Aos 34, depois de cobrança de escanteio, Everton Cebolinha bateu colocado de fora da área e Léo Jardim espalmou para escanteio. Pouco depois, em outro tiro de canto sem sucesso, Matheus Gonçalves deu bom passe por cima, Gabi chutou próximo a Jardim, que fez outra defesa. Pouco depois, Figueiredo roubou bola no ataque, tocou para Nenê, que livre chutou cara a cara. Santos defendeu, a bola sobrou para o próprio Nenê e, em outro chute, a zaga tirou.
O arqueiro Léo Jardim garantia a vitória do Vasco e foi providencial em outros lances, como em chute de fora de Gabi e em cruzamento para a área de Cebolinha, que chegaria no camisa 10 do Flamengo e Jardim conseguiu desviar para fora da área.
No fim, foi um dos melhores em campo pelas defesas.
FICHA TÉCNICA
Flamengo 0 x 1 Vasco
Local: Maracanã
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Thiago Henrique Netto Corrêa Farinha
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
Gols: Pumita Rodríguez (VAS 03/2T)
Cartões amarelos: Lucas Piton (VAS 35/1T), Gerson (FLA 41/1T), Léo (VAS 47/1T), Jair (VAS 14/2T), Capasso (VAS 20/2T), Ayrton Lucas (FLA 23/2T) e Nenê (VAS 33/2T)
Flamengo: Santos; Fabrício Bruno, David Luiz (Pablo 34/2T) e Thiago Maia (Everton Cebolinha / intervalo); Varela (Matheuzinho 19/2T), Vidal (Matheus Gonçalves 28/2T), Gerson e Ayrton Lucas; Everton Ribeiro (Matheus França 19/2T) e Arrascaeta; Gabi.
Vasco: Léo Jardim; Pumita Rodríguez, Miranda (Capasso 38/1T), Léo e Lucas Piton; Rodrigo (Marlon Gomes 15/2T), Jair (Cauan Barros 27/2T) e Andrey Santos; Gabriel Pec (Figueiredo 27/2T), Alex Teixeira (Nenê 27/2T) e Pedro Raul.