Sobrou emoção no duelo de Espanha e Rússia, neste domingo, no estádio Lujniki, em Moscou. Após um empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, a definição ficou para as cobranças de pênaltis, onde a equipe russa foi melhor graças ao seu goleiro Ankinfeev, que defendeu duas cobranças e garantiu as donas da casa nas quartas de final da Copa do Mundo.
Logo aos 11 minutos, o zagueiro Ignashevich marcava Sérgio Ramos num cruzamento para a área e acabou marcando contra. Aos 40 minutos, Piqué desviou com a mão dentro da área. A arbitragem assinalou o pênalti e Dzyuba empatou a partida, aos 40 minutos, resultado que persistiu até o final dos 120 minutos.
O segundo tempo começou com o mesmo ritmo que encerrou o primeiro tempo. Com uma posse de bola bastante superior, a Espanha agora buscava agredir a defesa adversária com os seus toques rápidos. Organizada taticamente, a defesa russa conseguia proteger bem a meta do goleiro Akinfeev.
A melhor chance do segundo tempo saiu aos 39 minutos, quando Iniesta decidiu arriscar de primeira da entrada da área para uma linda defesa de Akinfeev. No rebote, Thiago Aspas acabou errando a finalização do rebote.
O jogo foi para a prorrogação. A Espanha continuava explorando os contra-ataques. Aos 9 minutos, Asensio finalizou da entrada da área e exigiu boa defesa do goleiro russo.
No segundo tempo da prorrogação, o brasileiro naturalizado espanhol Rodrigo fez uma linda jogada pela direita, chutou forte para a defesa do goleiro Akinfeev. No rebote, Carvajal veio chutando de primeira, mas a bola passou por cima do gol.
Nos pênaltis, todos os cobradores russos converteram, enquanto os meias Koke e Thiago Aspas acabaram desperdiçando as suas penalidades, garantindo a classificação russa pra próxima fase.
FICHA TÉCNICA
ESPANHA 1 X 1 RÚSSIA
Local: Estadio Luzhnikí, em Moscou (Rússia)
Árbitro: Bjorn Kuipers (HOL)
Assistentes: Sander Van Roekel (HOL) e Clement Turpin (HOL)
Gols: Espanha: Sergei Ignashevich, contra, aos 11 minutos do primeiro tempo. Rússia: Dzyuba, de pênalti, aos 40 minutos do primeiro tempo
Cartões: Piqué (Espanha) Kutepov e Zobnin (Rússia)
Pênaltis:
Espanha: Iniesta, Piqué, Sérgio Ramos (certos) Koke e Thiago Aspas (errados)
Rússia: Smolov, Ignashevich, Golovin, Cheryshev (certos)
ESPANHA: David de Gea, Nacho Fernández (Carvajal), Gerard Piqué, Sergio Ramos e Jordi Alba; Sergio Busquets, Koke Alcântara, Marco Asensio (Rodrigo), David Silva(Iniesta) e Isco; Diego Costa (Thiago Aspas). Técnico: Fernando Hierro
RÚSSIA: Akinfeev; Ignashevich, Kutepov e Kudriashov; Mario Fernandes, Samedov (Cheryshev), Zobnin, Kuziaev (Erokhin), Golovin e Zhirkov (Granat); Dzyuba (Smolov). Técnico: Stanislav Cherchesov