O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, e equipes da prefeitura realizaram na manhã desta sexta-feira (25) inspeção na Ciclovia Tim Maia, na Zona Sul carioca. A prefeitura já entregou o laudo técnico de um perito e agora resta apenas uma liberação da Justiça para que a interdição da ciclovia termine.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Habitação, foram feitos testes de carga, que sobrecarregam a estrutura, que precisa permanecer dentro do previsto em projeto.
"Agora ela não cai mais", garantiu Crivella, explicando que, após reforço feito na estrutura, dois testes foram feitos: um com rolo compressor, fazendo força de cima para baixo e o outro com um guindaste hidráulico fazendo força de baixo para cima, simulando as pressões que ocasionaram a queda da ciclovia.
Além da inspeção desta sexta-feira, outros testes com mais de um método de ensaio já haviam sido feitos em todo o trecho da ciclovia.
Imagens de drone foram utilizadas para verificação de possíveis correções, que não foram necessárias. A Prefeitura fiscalizou os reparos que foram feitos pela Concremat.
A Ciclovia Tim Maia foi inaugurada em janeiro de 2016, ligando o Leblon à Barra da Tijuca, acompanhando traçado da Avenida Niemeyer. Ela é uma extensão da ciclovia que beira a orla do Rio de Janeiro.
A homenagem ao cantor Tim Maia é em referência à sua canção “Do Leme ao Pontal”. Em abril do mesmo ano, parte da ciclovia desabou após fortes ondas a atingirem. Duas pessoas morreram no acidente e desde então o trecho entre o Vidigal e São Conrado ficou interditado.