Até o final de 2020, o policiamento do Estado estará reforçado com mais 6 mil soldados. Na tarde de sexta-feira (25), o governador Wilson Witzel divulgou no Palácio Laranjeiras o cronograma de convocação dos policiais militares que será realizado ao longo de 2019.
Os novos policiais passarão por cursos em etapas. Primeiramente, Witzel vai aproveitar o concurso realizado há cinco anos. No próximo dia 18 de fevereiro, os primeiros 500 da lista de classificados começam o treinamento no Centro de Formação e aperfeiçoamento de Praças. (CEFAP). A segunda turma terá mais 800 policiais que iniciam o curso em abril. Outros 450 PMs começam em julho e, em agosto, será a vez de mais 450 PMs.
Nos dois últimos meses do ano, duas turmas com 400 policiais terminarão o curso de preparação. Os policiais irão para as ruas na medida em que forem se formando, cerca de um ano após o início do curso.
O governador disse que o reforço do policiamento em são Gonçalo será intensificado:
“A ideia é recompor o quadro da Polícia Militar para que nós façamos frente à necessidade de segurança. São Gonçalo vai receber um policiamento especial diante da criminalidade que atormenta a população. Pretendo deslocar 300 PMs para o 7° Batalhão para que possamos melhorar a capacidade da polícia no município que tem os piores índices”, disse.
Recursos
O Governo do Estado fez acordo com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A Alerj vai arcar com os salários dos novos policiais até dezembro de 2020. Para cada ano está previsto o investimento de R$ 125 milhões. A Secretaria de Polícia Militar receberá o repasse de recursos oriundos de uma economia de R$ 370 milhões feita pela casa.