O Procon Carioca, instituto vinculado à Secretaria Especial de Cidadania, notificou a Rio+ Saneamento BL3 S.A para que a concessionária apresente informações na sede do órgão municipal, no Estácio, em até cinco dias. De acordo com notícias veiculadas na imprensa, o rompimento de uma adutora de água ocorrido por volta das 8h de sábado (25/03) na região de Campo Grande e Santíssimo, na Zona Oeste, causou não só alagamento e destruição de diversas casas e lojas, como também desabastecimento e alteração no fornecimento de água em bairros próximos.
A partir de notícias de atualização, verificou- se que mais de 250 cidadãos foram afetados, segundo relatório de cadastro e acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência Social. Além disso, 42 imóveis foram vistoriados e três tiveram danos estruturais. Os moradores perderam, de forma parcial ou integral, móveis, equipamentos domésticos, mantimentos e vestuários. Vale ressaltar que ainda há bairros da região com abastecimento de água comprometido e 28 famílias desalojadas.
Devido à falha na prestação do serviço aos consumidores cariocas com o desabastecimento de água, o Procon Carioca solicitou esclarecimentos para as seguintes questões:
1) O que causou o rompimento da adutora?
2) Foi realizado reparo na área em que aconteceu o incidente? Levou quanto tempo para a conclusão do serviço?
3) Quantos consumidores da cidade do Rio de Janeiro tiveram o fornecimento de água interrompido?
4) A distribuição de água levou quanto tempo para ser normalizada?
5) A companhia adotou alguma medida para mitigar ou reparar os danos causados aos consumidores que ficaram sem acesso à água, em função do rompimento da adutora?
6) Como foi realizado o auxílio às famílias que tiveram seus imóveis afetados pelo alagamento?
7) Qual procedimento será adotado para realizar o ressarcimento dos bens afetados pelo alagamento? Qual o prazo máximo para o ressarcimento?
8) Quantas reclamações foram registradas nos canais de atendimento da Companhia?
Segundo o diretor executivo do Procon Carioca, Igor Costa, a equipe continuará fiscalizando os problemas causados e também receberá reclamações em seus canais de atendimento.
– É importante os responsáveis prestem os devidos esclarecimentos, e que a população informe sobre seus prejuízos. O Procon Carioca vai acompanhar todo o processo. Além da Central 1746 e das redes sociais, disponibilizamos o e-mail [email protected] para que o cidadão possa entrar em contato com a nossa gerência de atendimento – disse Igor.