Neste sábado (26), no estádio Nilton Santos, às 17h, acontece o primeiro clássico do Campeonato Carioca de 2019. Botafogo e Flamengo medem forças pela terceira rodada da Taça Guanabara. O clichê “confronto dos opostos” cabe bem para este duelo: na tabela e nas finanças.
Com apenas um ponto, o Alvinegro pode ser eliminado do torneio neste mesmo dia. Caso perca e veja o Boavista vencer o Bangu, a desclassificação estará decretada. O último colocado do Grupo C não contará com os lesionados Joel Carli e Leo Valencia, além do suspenso Gilson.
A diferença nos cofres é ainda mais espantosa que a da tabela de classificação. O Flamengo foi ao mercado e gastou aproximadamente R$ 125 milhões. Já o Botafogo contratou atletas cedendo alguns de seu próprio elenco em partes de negociações, além de ir atrás de jogadores sem custos. O técnico Zé Ricardo não nega a inferioridade no papel, mas crê que é possível anulá-la.
“Seria utópico falar que não, mas há algumas maneiras para tentar diminuir ou igualar essa diferença que hoje é real. Nossos jogadores estão bem conscientes. Tenho uma equipe corajosa, que quer vencer e acertar logo. Podemos ser competitivos com o elenco que nós temos. Precisamos retomar a confiança. Nada como um clássico para trazer a confiança de volta”, disse o comandante do Glorioso.
Do outro lado, o Rubro-Negro, vice-líder, com quatro pontos, ainda sem Juan e Berrío, seguirá com o rodízio no time. Assim, Abel Braga deve escalar os jogadores que venceram o Bangu na estreia. Desta forma, é improvável que Gabigol e De Arrascaeta joguem a segunda consecutiva, assim como Bruno Henrique, que só agora foi regularizado.
“Os que ficaram lá e os que começaram hoje (contra o Resende) vão estar à disposição (no clássico). É prematuro falar em colocá-los ou não. Importante é que nisso tudo você cria um grupo. Que a gente não possa ter medo. Claro que existe uma ou outra carência, isso aqui é Flamengo, tem um peso muito grande”, avaliou o técnico.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X FLAMENGO
Data: sábado, 26 de janeiro de 2019
Horário: 17h (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos (Engenhão), Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Maurício Machado Coelho Jr
Auxiliares: Michael Correia e Daniel do Espírito Santo Prado
Transmissão: Premiere
Escalações prováveis:
BOTAFOGO: Gatito Fernández, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Jonathan; Wenderson, Allan Santos, Alex Santana e Luiz Fernando; Rodrigo Pimpão e Erik. Técnico: Zé Ricardo.
FLAMENGO: Diego Alves; Pará, Rodrigo Caio, Rhodolfo e Renê; Cuéllar, Arão e Diego; Éverton Ribeiro, Vitinho e Uribe. Técnico: Abel Braga.