Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Procurados

Saiba quem é quem na quadrilha que comanda o tráfico na Cidade de Deus

Bairro é o quarto com mais confrontos no Rio em 2018


Um processo que tramita na 2ª Vara Criminal de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, revela quais são os principais integrantes do tráfico de drogas na Cidade de Deus. O bando foi denunciado em 2016 mas só um dos acusados está preso. 

A Cidade de  Deus foi apontada em levantamento da plataforma de dados Fogo Cruzado como o quarto bairro com mais confrontos no Rio de Janeiro em 2018, ficando atrás da Vila Kennedy e Praça Seca, também na Zona Oeste, e do  Complexo do Alemão, na Zona Norte. Segundo a pesquisa, foram 257 tiroteios/disparos de arma de fogo no local no ano passado com ao menos 23 mortos e 14 feridos. 

Segundo os autos, a principal liderança do crime na comunidade é Edvanderson Gonçalves Leite, o Deco, que foi preso em 2016 e solto no ano seguinte, tendo voltado ao comando do tráfico. Outro chefão da favela é seu irmão, Éderson José Gonçalves Leite, o Sam, que encontra-se preso, mas não é reu neste processo. Deco é assessorado pelos gerentes das localidades da Cidade de Deus como Karate, Favela 15, Apartamentos/APS, Rocinha 02, Itamar e Treze e que são devidamente identificados no processo.

Um de seus comparsas se deu mal recentemente. Wagner Andrade da Silva, o Galé, foi preso em novembro no Hospital Salgado Filho no Méier, na Zona Norte. Ele gerenciava o tráfico no Karatê. Mas o local não ficou sem comando, que está a cargo de Leandro de Souza Santos, vulgo Butuca.

Carlos Henrique dos Santos, o Carlinhos Cocaína, é responsável pelo tráfico nos Apartamentos. Em maio do ano passado, a polícia descobriu uma casa usada pelo bandido em um condomínio de luxo em Jacarepaguá. A residência tinha dois andares, piscina, churrasqueira e foi avaliada em R$ 1,5 milhão. A casa seria usada como esconderijo durante operações na Cidade de Deus.

Luiz Augusto Ribeiro Vilhena, o Tomé, é apontado como o terceiro homem na hierarquia do tráfico de drogas da Cidade de Deus, estando apenas atrás apenas de Deco e Sam.

Sobrinho de Deco e Sam,  Weverton Rodrigo Gonçalves de França, vulgo RD, é o gerente do tráfico na localidade conhecida como Itamar. Leonardo Martins da Silva Júnior, o Pula-Pula, é o responsável pelas bocas de fumo da localidade conhecida como Barraco da Madeira.

Marcos Vinicius de Oliveira, o Vinicinho da 13, é apontado como o encarregado por toda a venda de drogas na Treze. Já Jardel Teixeira de Oliveira, conhecido na comunidade apenas como Jardel, é citado no processo como sendo o gerente do tráfico de drogas na localidade da 15.

Todos são ligados à facção criminosa Comando Vermelho (CV) e foram responsáveis por inúmeros ataques às bases das já extintas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadoras) da comunidade.

De acordo com o Ministério Público, esse grupo impõe ordens e restrições aos moradores da comunidade, como toque de recolher, se valem de armas e diversos meios de intimidação, além de inibirem o trabalho contínuo da polícia, instituindo verdadeiro poder paralelo alheio aos poderes do estado.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!