Com estreia do Marcelo e dois gols de Cano, o Fluminense venceu o Sporting Cristal na Copa Libertadores, de virada. O Tricolor iniciou a caminhada rumo a Glória Eterna, nesta quarta-feira (5), jogando fora de casa, no Estádio Nacional de Lima, no Peru. Grimaldo abriu o placar para a equipe peruana, Cano empatou ainda no primeiro tempo e virou na etapa complementar. Vitor Mendes ampliou o placar.
No mesmo grupo D, o The Sthongest também triunfou sobre o River Plate, pelo mesmo placar. Mas o Fluminense assume a liderança porque, nesse caso, confronto fora de casa é critério de desempate. O Tricolor das Laranjeiras foi o único brasileiro a estrear com vitória na competição.
Grimaldo e Cano marcam no início
David Braz sentiu dores na coxa esquerda e foi retirado preventivamente da lista dos relacionados para o jogo. Felipe Melo assumiu titularidade na zaga. Justamente o jogador que falhou no gol do Sporting, aos 17 minutos.
Yotún desarmou o zagueiro tricolor e com velocidade tocou para Brenner, que deixa Guimaldo em condição de abrir o placar.
Com a ausência de Martinelli, Marcelo assumiu a lateral-esquerda e Alexsandro foi para o meio-campo. O Camisa 12 finalmente estreou pelo Flu, após a festejada contratação e apresentação no Maracanã.
Cano chegou a perder duas oportunidades de marcar. A primeira com defesa do goleiro Solís e a segunda porque o atacante chegou mal na bola.
O gol de empate do argentino foi chorado, aos 34 minutos, mas com faro de artilheiro. Marcelo se esforçou para conseguir um escanteio, que Arias cobrou muito bem e a bola caiu nos pés do Camisa 14.
O saldo do primeiro tempo não foi positivo, apesar do empate, pois o Fluminense teve dois cartões amarelos – Arias, que quase conseguiu o segundo, e Felipe Melo, que saiu no intervalo.
Marcelo iniciou jogada de golaço
Vitor Mendes assumiu lugar na zaga tricolor no segundo tempo. A equipe brasileira voltou mais forte.
Aos 13 minutos, o Fluminense virou com golaço. Marcelo rolou a bola para o Arias, de forma genial. O colombiano recebeu dentro da área e tocou para o Cano balançar as redes: 2 a 1 a favor dos visitantes.
Cinco minutos depois, Marcelo, que também levou cartão amarelo, cansou e foi substituído por Lima.
Diniz também tirou Keno, Cano e Ganso. Entrou com Pirani, Lelê e Thiago Santos no lugar. Três minutos depois, o estreante marcou o terceiro gol Tricolor, segundo de bola parada.
Arias fez bela cobrança de falta e Vitor Mendes soltou uma bomba de cabeça, ampliando para 3 a 1 o placar no Estádio Nacional de Lima.
Já nos acréscimos Yotún foi expulso, com análise do VAR, após falta dura em Lelê. Uma grande perda para o Cristal, já que o meia, ex-Vasco da Gama, além de capitão do time, foi um dos melhores em campo.
FICHA TÉCNICA
SPORTING CRISTAL 1 X 3 FLUMINENSE
Gols: Grimaldo (17/1T), Cano (34/1T e 13/2T), Vitor Mendes (35/2T)
Data: Quarta-feira, 5 de abril de 2023.
Local: Estádio Nacional de Lima (Peru)
SPORTING CRISTAL
Solís, Lora, Cháves, Leonardo Díaz (Corozo), Jesús Castillo, Pretell (Távara), Leandro Sosa (Alarcon), Yotún, Grimaldo (Hohberg), Brenner (Inven Avila). Técnico: Tiago Nunes
FLUMINENSE
Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (Vitor Mendes), Marcelo (Lima), André, Alexsander, Ganso (Thiago Santos), Arias, Cano (Lelê), Keno (Pirani). Técnico: Fernando Diniz
Cartão Amarelo: Ignácio, Castillo (SCL); Nino, Felipe Melo, Marcelo, Arias (FLU).