O fotógrafo Fred Pontes realizou uma mostra fotográfica nos Estados Unidos, em várias cidades americanas, sobre o carnaval da Bahia e do Rio de Janeiro com material dele e de sua equipe.
A mostra começou na cidade de Orlando, na Expo Brazil Orlando, organizada pelos empresários João e Vanessa Oliveira, no dia 25 de março. Depois, a exposição seguiu para Nova York e foi realizada no Brooklin, no Santo Brúklin, um restaurante dedicado a vernissages de artistas famosos, comandado pelo brasileiro e proprietário Pedro Yamasakie. Na sequência, a mostra seguiu para as ruas de Newark, em Nova Jersey, em um painel eletrônico, onde foram passadas as imagens em slides sob comando do empresário José Moreira, do Casa Nova Grill.
Além das fotos, foram exibidos vídeos da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, apresentando as 12 regiões turísticas do estado e um vídeo do Grupo Vou Ler e Geek Educacional Soluções Pedagógicas e Tecnologia, que foram apoiadores da exposição.
Fred Pontes também esteve no consulado brasileiro e foi recebido pelo cônsul Thiago Oliveira, que o convidou para expor imagens culturais do Brasil. Durante a conversa, Fred sugeriu duas exposições, aceitas de imediato para o mês de agosto: a primeira delas será sobre as cores dos blocos afros da Bahia e as festas juninas pelo Brasil e a segunda terá como tema "Mãos Que Fazem o Carnaval", registro solo fotográfico de Fred Pontes nos bastidores do carnaval carioca fazendo imagens dos trabalhadores nos barracões, as preparações das fantasias, costureiras, aderecistas, ferreiros, marceneiros, dentre outros profissionais envolvidos na grande festa momesca conhecida mundialmente. Já para setembro, o profissional já prepara outra exposição na semana brasileira em Paris, na França.