Culturalmente, o brasileiro costuma deixar compras de datas comemorativas para cima da hora. Na Páscoa, sexta data mais importante para o varejo, segundo a CNC, não será diferente, já que muitas pessoas ainda vão às compras de ovos de chocolate e itens para os preparativos do almoço com a família,. Alguns por falta de tempo e outros na intenção de economizar com ofertas relâmpagos. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a previsão é que o comércio varejista brasileiro venda R$ 2,49 bilhões este ano, um aumento de 2,8% em comparação com o mesmo período de 2022, já descontada a inflação.
O especialista em finanças, educador e planejador financeiro Marlon Glaciano, acredita é preciso estratégia para comprar em cima da comemoração. “A regra básica para economizar na Páscoa será fugir das opções temáticas de ovos de páscoa, optando por produtos e chocolates de qualidade, mas com preços mais em conta. Opte por barras de chocolate, tabletes e ovos gourmet, fugindo de produtos tradicionais que chegam a custar mais de R$ 150 por Kg”, explica.
Comprar em cima da hora pode custar caro para o bolso do consumidor, porque o comércio costuma inflacionar bastante esses produtos. O chocolate é um produto que teve uma alta de 13,61% nos últimos doze meses, segundo o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA). “Comprando em cima, pode ocorrer a falta de disponibilidade do produto que deseja, o que pode te levar a comprar outro produto mais caro. Além disso, perde-se o poder de negociar e pesquisar, tendo em vista que seu tempo será extremamente curto para tal tarefa”, conta Marlon Glaciano.
Marlon Glaciano: "É preciso estratégia para comprar em cima da hora". Foto: Divulgação
Buscar alternativas de chocolates artesanais personalizados, por exemplo, pode ser mais econômico. Nessa época, inclusive, muitos empreendedores costumam lucrar mais do que em outras datas por conta da procura por estes produtos. Para Ronan Mairesse, especialista em Vendas, Comportamento Humano e Relacionamento com o Cliente, é preciso que o empreendedor aproveite o momento. “Pessoas tomam decisões baseadas em suas emoções na hora da compra e o vendedor não é diferente do cliente. Sendo assim, o proprietário/vendedor precisa se preocupar com o que as pessoas estão pensando e sentindo antes mesmo dessa pessoa atender aos consumidores. Costumo dizer que cuidar das pessoas também é lucro. A mobilização da equipe para uma reta final de vendas de páscoa é essencial para o resultado desejado. É claro que, nessa época, chocolates são os atores principais, mas toda loja deve estar mobilizada para vender presentes temáticos. Os momentos finais são para criar promoções que visem esvaziar o estoque sem comprometer o lucro”, orienta.
Ronan Mairesse: "é possível turbinar vendas na reta final". Foto: Divulgação
Ronan acredita que é possível turbinar as vendas na reta final, porque o brasileiro tem a cultura de deixar tudo para o último instante. “Além de mobilização de equipe e promoções, é necessário também uma boa estratégia de redes sociais. Loja decorada com as pessoas comprando, funcionários se divertindo com o trabalho e as roupas temáticas podem fazer um sucesso tremendo com vídeos e se tornarem virais, alcançando um público maior. O consumidor tem o costume de comprar por manada, ou seja, se veem alguém comprando mesmo por foto e, principalmente, por vídeo, faz com que elas também queiram comprar. Empresas felizes, tornam os funcionários contentes e os clientes adoram comprar de quem transmite positividade”, conclui.