Nesta terça-feira (29), o Bloco Amigos da Onça convida o bloco Agytoê para participar do projeto Ensaios de Verão. O evento começa a partir das 20h, no espaço HUB - Santo Cristo, e encerra no início da madrugada da quarta-feira (30). Os Ensaios de Verão vão acontecer durante todas as terças até o Carnaval. Para completar a programação de amanhã, haverá participação dos DJs Nepal e DJ So Lyma.
“A temporada 2019 dos Ensaios de Verão está um sucesso. O público está muito animado, dançando, cantando e mostrando as garras. Para esta terça-feira convidamos o bloco Agytoê para animar e agitar ainda mais o nosso ensaio”, conta Tarcísio Cisão, um dos representantes do bloco.
Projeto Ensaios de Verão
O projeto foi inspirado em evento semelhante chamado Melhor Segunda-feira do Mundo, comandado pelo grupo Harmonia do Samba na Bahia. O Amigos da Onça criou um cenário de pré-carnaval alternativo à cena dos ensaios de blocos na rua, que não conta com estrutura, amplificação do som para o público e serviços básicos de segurança e sanitários.
Os ensaios começam no palco, com a participação de um DJ convidado da noite, segue para o ensaio da Orquestra Amigos da Onça, que toca no chão e com mais de duzentas pessoas - musicistas, oncetes e pernas de pau -, e completa a noite com o show da banda Amigos da Onça ou recebendo um artista ou uma banda convidada.
Na primeira temporada, as noites dos "Ensaios de Verão" foram marcadas por encontros dos blocos co-irmãos: Agytoê, Pororoca Purpurina e Cordão do Boitatá e artistas que não integram o cenário de carnaval e que se apresentaram com shows no palco, como : Nego Álvaro e Forró do Vulcão Erupçado -, Djs amigos convidados - Zedoroque, Zeh Pretim, Donatinho, Oliver Mach, Tales Mulatu, além do Tchakabum, convidado para fazer uma participação no show da banda.
Amigos da Onça
O Amigos da Onça é um grupo que surgiu na cena musical carioca em 2008. A banda leva o nome da primeira música composta pela dupla Gabriel e Tarcísio Cisão. Amigos da Onça foi composta em uma expedição musical dos integrantes da banda ao estado de Minas Gerais. Alimentados pelo Amigão, o verdadeiro “amigo da onça”, se deu o embrião de composições e gestação do grupo.
“Amigos da Onça”, a música que embala uma geração de jovens foliões cariocas e a vontade de ocupar os espaços públicos com arte e irreverência fizeram surgir o Bloco Amigos da Onça. Desde 2012, ele desfila espontaneamente pelas ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro carregando em seu cortejo milhares de pessoas.