Em busca de uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo, Brasil e México se enfrentam nesta segunda-feira (02/07). E tem um jogador brasileiro que conhece bem o futebol mexicano. Trata-se do volante Rafael Carioca, que atualmente defende o Tigres, do país de nossos adversários. Campeão do Apertura pelo clube, o atleta vem sendo um dos destaques do Campeonato Mexicano.
Ao Portal Eu, Rio!, Rafael contou qual a sua expectativa para a partida entre Brasil e México.
"Existe uma expectativa muito grande, porque são duas seleções que fizeram uma boa primeira fase. Principalmente o México, que surpreendeu a todos deixando a Alemanha de fora. E chega às oitavas de final com um peso muito grande de ter vencido a Alemanha e ter se classificado. Então, acredito que será um jogo dificílimo para o Brasil."
O volante acredita que o bom momento mexicano se deve ao fato de Juan Carlos Osório ter implantando um esquema em que os jogadores rápidos, que atuam pelos lados, possam se destacar, a qualidade técnica dos atletas e o período de treinamentos pré-Copa.
"O que o Osório fez com a Seleção, eu não sei. Eu sei que existem muitos jogadores de qualidade, principalmente do meio para frente. Jogadores rápidos, que jogam pelos lados do campo. E são jogadores que decidem partidas. O México, basicamente, joga muito pelos lados do campo, joga muito no contra-ataque, por ter jogadores muito rápidos. Então, isso aí é uma coisa que ele implantou e treinou o time muito bem durante a preparação para a Copa."
Nas primeiras convocações de Tite, Rafael Carioca chegou a ser chamado para quatro partidas da Seleção Brasileira. O jogador explicou o motivo de não ter tido mais oportunidades.
"Eu fui lembrado na primeira convocação. Depois também fui chamado. Foram quatro jogos. O que aconteceu para eu não ser chamado é porque, para você jogar no Brasil e ser convocado, todos sabem que é muito difícil. O seu clube tem que estar disputando coisas grandes, e o Atlético Mineiro, naquele momento, não disputava títulos importantes. Um Brasileiro, uma Libertadores. Então, acredito que isso esfriou um pouco a minha ida à Seleção."
O atleta acredita que a ida para o futebol mexicano não interferiu em suas oportunidades na seleção e lembrou dos jogadores que atuam na China.
"É difícil falar se me afastou, ou não. Até porque o futebol mexicano tem muitos jogadores de seleções. E você vê muitos jogadores que atuam na China, sendo convocados. Acredito que isso não tem muito a ver, não."
Recentemente Rafael Carioca foi especulado no Flamengo. Porém, o ex-jogador do Vasco desmentiu que tenha havido contato do clube com seus representantes.
"Não houve nada sobre o Flamengo. É um time que todo jogador sonha em jogar, pela tradição que o Flamengo tem, mas não houve nenhum contato, não. Acredito que foi só especulação."
(FOTO: Marcelo Sadio / ASCOM CR Vasco)
Apesar de ter mais dois anos de contrato com o Tigres, Rafael não cravou a sua permanência no México.
"Tenho mais dois anos de contrato. Não sei se vou continuar aqui, não tem como cravar isso. A minha família vive bem, eu estou bem adaptado à cidade, meu filho já está bem na escola. Então, não tem como cravar o que vai acontecer no futuro, mas eu não posso fechar as portas de nenhum clube para mim."
Para finalizar, o jogador falou o que um clube precisa fazer para buscar a sua contratação.
"Pagar o Tigres, procurar o meu representante e contar com a minha vontade de ir, também. Acho que isso conta muito, a vontade em querer defender o time."
Rafael Carioca iniciou sua carreira profissional no Grêmio, em 2008, e tem passagens por Spartak Moscow, da Rússia, Vasco e Atlético Mineiro. Em agosta de 2017, assinou com o Tigres, do México, onde está até hoje.
(FOTO: Divulgação / Tigres-MEX)