A Taça Guanabara não está mais ao alcance do Botafogo em 2019. Na noite desta quinta-feira (31), o Alvinegro perdeu para o Resende, por 1 a 0, no Nilton Santos, confirmando a eliminação no torneio. Só a vitória e uma combinação de resultados interessavam. Na última rodada, o lanterna do Grupo C, com um ponto somado em 12 disputados, vai cumprir tabela visitando o Boavista. Já o algoz buscará a vaga diante do Bangu e dependendo de uma ajuda do Glorioso.
Deficiência ofensiva
Demorou 15 minutos para surgir o primeiro chute perigoso da partida. O Botafogo - que tinha total domínio da posse de bola, mas esbarrava na dificuldade em romper as linhas de marcação do adversário -, incomodou no lançamento de Alex Santana para Erik. O atacante se livrou do marcador e tocou para Luiz Fernando, que bateu de primeira para a defesa de Ranule.
Se os donos da casa tinham problemas para penetrar a grande área, os visitantes sequer passavam do meio de campo com a pelota nos pés. No entanto, aos 17, Léo Silva decidiu arriscar de longe e obrigou Gatito a fazer a defesa em duas ações. Foi a primeira vez que o Resende chegou ao ataque trocando passes.
O Glorioso voltou a mostrar poder de fogo aos 21. Alan Santos recebeu ótima esticada de bola de Marcinho. Só que o volante errou o domínio, facilitando a vida do goleiro para tomar a redonda dos pés do botafoguense.
Os dois times conseguiam seus melhores momentos quando aproveitavam os erros do oponente. Aos poucos, o jogo foi ficando mais solto. Com 23, Arthur Faria ganhou de Marcelo Benevenuto.Maxwell recebeu do companheiro, colocou mais velocidade no lance e chutou no lado de fora da rede, com desvio.
A equipe do interior quase abriu o placar aos 35. Em contra-ataque, Arthur Faria recebeu e soltou a bomba na entrada da grande área. A finalização carimbou o travessão de Gatito.
No fim da etapa inicial, o alvinegro da capital tornou a ter uma oportunidade. Joseph recuou sem força, no contrapé de Rhayne, e acabou dando um presentão para Luiz Fernando. O atacante, entretanto, isolou.
'Tragédia' confirmada
O início do segundo tempo não foi animador para quem compareceu ao Engenhão. Os times não criavam grandes chances. Enquanto o Botafogo resolveu insistir na bola aérea, o Resende apostava tudo nos contra-ataques.
Com 23, finalmente aconteceu um lance empolgante. Marcinho fez jogada individual e chutou forte por cima da rede. Na sequência, Gilson cruzou, Kieza cabeceou e Ranule salvou com o pé esquerdo.
Porém, quem balançou o barbante foram os comandados de Edson Souza. Aos 25, eles chegaram ao ataque com vários jogadores em mais um contra-golpe. Maxwell não quis saber de tocar para os companheiros. O atacante carregou a bola e mandou uma pancada que foi parar dentro do gol.
Foi só o tento sair para os torcedores botafoguenses protestarem. O grito de "time sem vergonha" se tornou a trilha sonora no estádio. Vaiado, o lateral-direito Marcinho foi o mais criticado.
Sem conseguir reagir, o Botafogo nada fez e viu o adversário seguir vivo na competição. O Resende vai precisar derrotar o Bangu e torcer pelo Alvinegro contra o Boavista.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 X 1 RESENDE
Estádio:Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data:quinta-feira, 31 de janeiro de 2019
Público:2.358 pagantes (2.738 presentes)
Renda:R$ 43.407
Árbitro:João Batista de Arruda (RJ)
Assistentes:Carlos Henrique Cardoso de Souza (RJ) e Wallace Muller Barros Santos (RJ)
Gol:Maxwell (25'/2°T)
BOTAFOGO: Gatito Fernandez, Marcinho, Gabriel, Marcelo e Gilson; Jean (Wenderson), Alan Santos (Gustavo Ferrareis) e Alex Santana (Leandro Carvalho); Luiz Fernando, Erik e Kieza. Técnico: Zé Ricardo.
RESENDE:Ranule; Filipe, Rhayne, Lucão e Jeanderson; Joseph, Vitinho e Léo Silva; Arthur Faria (Zambi), Maxwell (Dieguinho) e Davi Ceará (Valdeci). Técnico: Edson Souza.