Banhado pelo Mar do Caribe, Golfo do México e Oceano Pacífico, o México é considerado o quinto maior país das Américas, com uma das maiores economias do mundo, onde se concentra uma vasta população da língua espanhola. Com cerca de 132 milhões de habitantes, em sua maioria 60% de mestiços de origem hispânica, 29% índios, mais 11% de brancos de outras regiões europeias. São falados mais de 50 dialetos indígenas. Como acontece na maior parte dos países americanos, a religião que predomina no México é a católica, 89%.
Rico em cultura. Uma das festas mais populares é o Dia dos Mortos, e acontece uma vez ao ano entre 31 de outubro e 02 de novembro. Para o povo mexicano, a morte representa a libertação, eles reúnem a família, amigos para comemorar e acreditam que os mortos devem ser recebidos com alegria, no qual são feitos altares coloridos, fantasias, caveiras e muito mais para as pessoas amadas que já se foram.
Cultura
A gastronomia mexicana tem sabores fortes e picantes. Seus pratos típicos são burritos, guacamole, enchiladas, tacos, nachos, tortilla, mixiote, chilli com carne, entre outros. Não esquecendo da Tequila, a tradicional bebida mexicana, com seus mojitos e margaritas. Vale a pena experimentar essas delícias cheias de tradições. Não é à toa que a comida mexicana é considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Além de toda a cultura e tradição, o México é um país que recebe muitos turistas vindos de várias regiões do mundo. São lindas paisagens, praias incríveis, montanhas, cidades coloniais, ruínas antigas e muitos outros pontos turísticos para serem visitados.
Cancún, parada imperdível
Um dos destinos mais procurado, muito pelo cristalino azul do mar caribenho, conhecido e desejado por muitos. Cancún fica na costa do estado de Quintana Roo, no México, em uma península que se tornou um dos centros turísticos mais importantes do país, que consegue preservar suas belezas naturais e sua cultura ancestral, representada principalmente em cidades maias, como Tulum, Uxmal ou Chichén Itzá, fundadas no período pré-colombiano.
Cidade do México
A capital Mexicana é uma cidade histórica construída onde antes havia a civilização Asteca. O centro histórico da cidade é um dos pontos mais visitados. Também tem o Zócalo, Catedral Metropolitana de La Asuncíon de María, Palácio das Belas Artes, Alameda Central, Museu Nacional de Antropologia, Pirâmides de Teotihuacán, Parque Chapultepec, entre outros. Um destino para se visitar com uma história itinerante e interessante em cada esquina, com suas riquezas em cores.
Guadalajara
Importante centro comercial e industrial para o país, Guadalaraja é a segunda maior cidade do México. Ficou conhecida como o berço dos mariachis, um estilo musical, e também da tequila. A cidade é bastante procurada pela beleza do Centro Histórico, a Catedral de Guadalajara, o Mercado Central, o Museu de Artes Populares, o Museu de Cera, o Teatro Degolado, o Teatro Diana, o Hospício Cabañas, os Arcos de Guadalajara e a Colônia Americana, entre outros. Parada imperdível para o visitante.
O futebol no México
Assim como no Brasil, o futebol no México é tido como o esporte mais popular do país. Tem sido jogado profissionalmente desde 1900. O primeiro clube mexicano, Pachuca CF, ainda resiste ao tempo.
No universo do futebol existem lendas. Assim como Pelé e Maradona, para os mexicanos, dois receberam o reconhecimento internacional: Antonio Carbajal foi o primeiro jogador a aparecer em cinco Copas do Mundo, e Hugo Sánchez foi eleito o melhor jogador.
Os maiores estádios mexicanos são Estádio Azteca, Estádio Olímpico Universitário e Estádio Jalisco.
Atualmente as estrelas do país da tequila são: Héctor Herrera, Rafael Marques, Carlos Vela, C. Salcedo, H. Lozano, Javier Hernandez, A. Guardado, J. Galhardo, M. Layun, H. Moreno. E. Alvarez e G. Ochoa.