Imagens de vídeo feitas por um veículo submarino operado remotamente (ROV) confirmaram que os destroços encontrados ontem (03) na costa de Guernsey eram aeronaves Piper Malibu.
A aeronave desapareceu do radar no dia 21 de janeiro, com o recém contratado jogador do Cardiff City, Emiliano Sala, 28, e o piloto David Ibbotson, de 59 anos, a bordo, enquanto voavam de Nantes para o País de Gales.
"Tragicamente, em imagens de vídeo do ROV, um ocupante é visível em meio aos destroços", disse em comunicado a Agência de Investigação de Acidentes Aéreos (AAIB), do Reino Unido.
A aeronave foi descoberta na manhã de domingo por uma equipe privada financiada por crowdfunding da Blue Water Recoveries, liderada pelo diretor e caçador de naufrágios David Mearns.
De acordo com Mearns, os destroços estão a 65 metros de profundidade e, em sua maioria, inteiros. "A maior parte do avião estava no fundo do mar e muito poucas coisas estavam faltando. Ele caiu, está partido ao meio, mas está tudo lá, não está fragmentado, não está em centenas de pedaços."
Depois de ouvir que o avião havia sido encontrado, o pai do jogador argentino, Horacio, disse à imprensa argentina: "Não posso acreditar. Isso é um sonho. Um pesadelo. Estou desesperado."
As buscas oficiais foram canceladas após três dias sem sucesso, quando a família de Sala lançou uma campanha de arrecadação virtual para pagar pela busca privada liderada por Mearns.