No próximo sábado (9), em Botafogo, na Zona Sul carioca, o Three Monkeys Beer vai comemorar os seus cinco anos de existência. Por isso, para celebrar as amizades feitas ao longo dessa jornada, além das dezenas de cervejas criadas, o espaço carioca vai receber 33 cervejarias e fazer 16 lançamentos exclusivos. Tudo com 53 torneiras abertas durante todo o evento.
Desde a sua inauguração, em 2014, foram criadas mais de 30 cervejas, realizados diversos eventos e festivais, oito prêmios recebidos, parcerias com cervejarias do Brasil e do mundo, e mais de 700 pontos de venda pelo país. Dessa forma, com a ideia de levar o conceito da marca que reúne amigos para compartilhar experiências e quebrar barreiras, apresentando sempre produtos inovadores, a Three Monkeys convidou algumas das melhores cervejarias nacionais, de sete estados diferentes, além da Delirium, da Bélgica, para fazer parte dessa comemoração.
Entre elas estão: Botto Bier, Motim, Hocus Pocus, Over Hop, Quatro Graus, 3Cariocas, Trópica, Hop Lab, 2Cabeças, Allegra, Praya e Rockbird, do Rio; Oceânica, NOI e Wkattz, de Niterói (RJ); Lagos, de Saquarema (RJ); Trilha, Croma, Dogma, Dádiva, Japas, Avós e Juan Caloto, de São Paulo; Infected, de Santos (SP); Weird Barrel, de Ribeirão Preto (SP); Way e Bodebrown, de Curitiba (PR); Suricato e Maniba, de Porto Alegre (RS); Cozalinda, de Florianópolis (SC); Koala, de Nova Lima (MG) e 5Elementos, de Fortaleza (CE).
“Em 2012, quando começamos a nos reunir para fazer cerveja, nunca imaginaríamos tudo o que aconteceu até hoje. São cinco anos de trabalho, inovação, vários tipos de cerveja e muitas amizades. O sonho tornou-se realidade e nada disso seria possível sem todos os amigos que conquistamos nesses anos”, comemorou Leo Gil, um dos sócios do Three Monkeys.
Gastronomia
Na área gastronômica, marcam presença o Marchezinho, a Frites, a Toutsie e a Tassinari Cafés. O Marchezinho leva para o evento os sanduíches Nuestro Choripan e Mogiana, além do clássico dadinho de tapioca com queijo canastra e geleia de pimenta da casa, que são sucessos em Botafogo e no Leblon.
A Frites, primeira friterie sobre rodas, leva as batatas belgas com várias opções de molhos: azedos, doces, picantes. Para adoçar, a Toutsie, inspirada nas confeitarias francesas e sorveterias americanas, leva seis opções de seus famosos sanduíches de sorvete (macaroncom recheio de sorvete). Entre eles, o de frutas vermelhas com sorvete de Nutella e o de Chandon com sorvete de chocolate branco.
Quem também ama café não pode perder as novidades da Tassinari, que faz todo o processo de produção e torra numa fazenda em São José do Rio Preto. A marca leva para o festival o cold brew: café extraído a frio em um processo que resulta na bebida com zero amargor, mais doçura e menos acidez. A nova onda de consumir café será apresentada de forma ainda mais criativa com o carrinho Tassinari Café Nitro, que será lançado no evento, e trará uma bebida incrível de cold brew nitrogenado: espumoso, doce, sem adição de açúcar e o novo ouro dos aficionados por café.
Música
A trilha sonora fica por conta do bloco 442 que anima a festa com o repertório que mistura a sonoridade de brassband com uma percussão afiada e dançante. Os hits do planeta se conectam aos ritmos brasileiros: o pop cai no maracatu, o hip hop se encontra com o axé da Bahia. Quem comanda as carrapetas é o DJ Minaz, tocando o mais puro de Deep, Bass e Tropical House. O DJ carioca já foi residente do Londra, no Hotel Fasano, do Café de La Musique, e já tocou em diversas festas e outras casas consagradas do Rio.
Sobre a Three Monkeys Beer
A Three Monkeys Beer é uma Craft Brewery Brasileira com DNA Carioca e Espírito Global criada em 2013 por três amigos. Possui em seu portfólio mais de 30 cervejas criadas como a Golden Ale, India White Ale, Classic Ipa, Cool Lager, Galaxy Detox, Milky Way Ipa, Hop Dust, I’m Sour, entre outras. Os produtos estão presentes em 15 estados, sendo eles: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Pará, Ceará, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Mato Grosso.
Tudo começou quando, em meados de 2012, Filipe convidou Leo e Bernardo para aprender a produzir o que já adoravam consumir: cerveja. Ministrado pelo renomado mestre cervejeiro Leonardo Botto, o curso tinha como objetivo não apenas ensinar a teoria sobre produção, mas mostrar de maneira prática como o processo produtivo acontece. Perfeito para os três que tinham como intenção produzir uma cerveja saborosa para compartilhar com outros amigos.
Foi também durante esse período que surgiu o nome. Apaixonados por cervejas belgas, Bernardo, Filipe e Leo decidiram homenagear os monges que produzem cerveja no país europeu e nascia, por alguns minutos, a Three Monks (Três Monges). Porém, o local do curso foi o Alto da Boa Vista, bairro cercado de verde na cidade do Rio, e para deixar tudo mais original, enquanto a panela fervia durante o processo de brassagem (cozimento do malte) alguns macaquinhos deram o ar da graça. Eles encaravam a panela como um pote de bananas. Foi um estalo. Uma lâmpada acesa. Os três amigos, sem a menor dúvida, decidiam nesse momento transformar a Three Monks em Three Monkeys (Três Macacos) e a diversão virou negócio.