Entre os dias 5 e 8 de junho, o teatro do Tijuca Tênis Clube receberá a primeira edição do Fórum de Debates do Exthyntos Social Clube. Ao longo dos quatro noites, os organizadores esperam cerca de mil pessoas para participar de discussões sobre Andarahy, Confiança, Mangueira, Vila Isabel, Rosita Sofia e outros clubes que deixaram de existir, mas aqueceram corações e deixaram saudade em uma legião de apaixonados que, agora, os apresentarão às novas gerações.
A iniciativa é do professor de Biologia Kleber Monteiro. Torcedor do Fluminense, enveredou por esse universo durante a pesquisa que resultou, em 2022, na publicação de "Andarahy Eterno". A obra pavimenta o legado do verde e branco, eternizado na cultura popular pela canção de Nei Lopes, que relembra os tempos do craque Dondom, e pela crônica de Mário Filho, que criou uma das maiores lendas do futebol carioca: "O Sapo de Arubinha".
"Fizemos camisas de clubes extintos para ajudar a custear a publicação. Foi quando percebemos a grande procura e o enorme apelo popular. Isso nos levou a criar o grupo Exthyntos Social Clube, reunindo uma série de apaixonados, pesquisadores e pessoas curiosas pelas histórias dessas agremiações que deixaram um legado importante, mas pouco lembrado nesse futebol tão comercial e efêmero do nosso tempo", explica Monteiro.
A publicação traz todos os registros encontrados de jogos dos Jaquetas Verdes em publicações da época e revive a realidade deles com o Vila Isabel, clube vizinho, que jogava no campo do antigo Jardim Zoológico, atual Parque Recanto do Trovador. A casa do Andarahy ficava onde atualmente está o Shopping Boulevard Rio.
Para dar conta de tantas transformações, sociais e esportivas, a programação terá dias temáticos, divididos em subtemas. A abertura dará um grande panorama do Distrito Federal na ocasião do surgimento do futebol, com o tema "Cidade, mídia, memória e esporte: o futebol do Rio de Janeiro no início do século XX". As apresentações começam sempre às 18h.
No segundo dia, as discussões serão sobre o eixo "A cultura futebolística e os times extintos do Rio de Janeiro Capital Federal". No terceiro, entram em cena os campeões e competições esquecidas: "As ligas extintas: desafiando o poder dos grandes clubes do Rio de Janeiro".
No dia 08, que marca o encerramento, o debate ganha contornos mais locais: "O futebol no contexto de formação da Grande Tijuca". A programação completa é gratuita está disponível no Instagram e no Twitter, no @Exthyntos. Haverá sorteio de brindes, como réplicas de camisas de clubes extintos e flâmulas. As inscrições podem ser feitas até o dia 02 de junho, pelo formulário disponível no link https://forms.gle/ZLY2AT1KfNRHoveB9