TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Crivella anuncia medidas para prevenção de possível temporal de amanhã

Suspensão de aulas e diminuição do índice mínimo para sirenes são algumas decisões tomadas

Por Portal Eu, Rio! em 12/02/2019 às 13:22:27

Foto: Edvaldo Reis / Prefeitura do Rio.

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, definiu o plano de emergência para uma eventual tempestade, prevista para cair na cidade ao longo de quarta-feira. As medidas são para evitar que o Rio de Janeiro viva o mesmo caos ocorrido na última semana. Durante pronunciamento no Centro de Operações, na manhã desta terça, o prefeito anunciou as medidas. 

- A Prefeitura do Rio de Janeiro reduziu de 55 para 45 mm o volume de chuvas mínimo para acionar as sirenes de alerta e esvaziar uma área de risco. Preocupado em evitar a repetição da tragédia da quarta-feira, 6 de fevereiro, o prefeito Marcelo Crivella determinou a interdição temporária da Grajaú_Jacarepagua e da Avenida Niemeyer.

- A carga horária das escolas municipais foi reduzida a metade e com isso limitada ao turno da manhã. O turno da tarde não funcionará. O prefeito recomendou a rede privada de ensino que faça o mesmo. A Secretaria Municipal de Educação já divulgou as medidas

- Parte do funcionalismo terá a carga horária reduzida. Cerca de dez mil servidores, contudo, terão que dobrar seus turnos. É o caso da Defesa Civil e dos serviços emergenciais de Saúde, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA's).

- A Prefeitura recomendou a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro que adie o primeiro jogo da semifinal da Taça Guanabara, entre Vasco e Resende. O que tornaria provável um novo adiamento também do Fla-Flu, cancelado no sábado por causa do incêndio no Ninho do Urubu, que matou dez jovens da divisão de base do futebol rubro-negro. Em seu twitter, a FFERJ afirmou que não recebeu solicitação e as partidas ocorrerão normalmente.

Prefeito fez também pedidos para a população:

"Peço aos moradores do Rio que tenham cuidado com as suas vidas. Não arrisquem suas vidas. A Prefeitura está com todos os seus órgãos de plantão, vamos saber exatamente onde serão os epicentros da crise, vamos nos mobilizar com mais forças para esses pontos. Mas as pessoas precisam fazer a si mesmas uma pergunta: “Onde estou morando é seguro?”, alertou Crivella.

"Quem mora em áreas de risco maior, com encosta muito inclinada ou em pontos de curso de água, precisa se afastar desses locais e buscar abrigos seguros. As pessoas estão sendo avisadas com antecedência. Nada substitui a prudência", acrescentou o prefeito.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.