O Botafogo venceu o Grêmio, por 2 a 0, neste domingo (9), na Arena do Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, e se manteve disparado na liderança, agora com 36 pontos, 10 na frente do vice-líder Flamengo, com 26. Os gols foram marcados por Eduardo e Carlos Alberto. Bem que a equipe gaúcha tentou, com várias jogadas de perigo, mas o Alvinegro suportou a pressão e cresceu na etapa final, sabendo aproveitar os erros do time gaúcho.
Com o resultado, o Botafogo chegou aos 36 pontos e abriu 10 pontos de vantagem para o segundo colocado, que é o Flamengo, com 26 pontos. O Grêmio caiu para a terceira colocação também com 26 pontos, mas atrás pelo saldo de gols.
Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a vitória do Botafogo e o aumento da vantagem do Glorioso na liderança do Brasileirão.
O primeiro tempo foi bem disputado. Logo aos 3 minutos,Bitello tocou para Cristaldo, que cruzou para Suárez, que não dominou. A bola sobrou para Reinaldo, que chutou rente à trave. Aos 20, João Pedro avançou e esticou para Suárez. O atacante chutou de primeira rente à trave.
Aos 24, em cobrança de falta de Eduardo, Cuesta cabeceia para o meio da área. Tiquinho Soares dominou e chutou para marcar, mas o VAR assinalou impedimento de Cuesto.
O Grêmio volta a pressionar. Aos 36, Villasanti entra na área em velocidade, e bate cruzado rente à trave.
O time gaúcho voltou pressionando para o segundo tempo, mas encontrou um Alvinegro mais organizado taticamente. Aos 4 minutos, João Pedro tabelou com Suárez, invadiu a área, mas Perri impediu o chute. No rebote, o atacente chutou de cobertura, mas a bola bateu na trave e saiu.
Mais pressão. Aos 16, Carballo tocou para Suárez, que chutou de primeira para Lucas Perri espalmar para o lado. No rebote, Reinaldo finalizou para o goleiro do Botafogo fazer grande defesa.
Aos 28, Marçal errou no recuo para o zagueiro, Suárez dominou e tentou encobrir Perri que fez boa defesa. O Botafogo reagiu um minuto depois. Segovia roubou a bola de Bruno Alves e tocou para Di Placido. O lateral lançou Eduardo, que chutou de primeira para marcar o gol.
O jogo ficou equilibrado. Aos 42, Reinaldo errou passe no meio, Segovia dominou e lançou Marlon Freitas. O volante entrou na área e tocou para Carlos Alberto chutar e marcar o segundo gol.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0 X 2 BOTAFOGO
Estádio: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA-SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (FIFA-SP)
Cartões amarelos: Reinaldo, Cuiabano (GRE), Hugo, Tiquinho Soares, Philipe Sampaio, Tchê Tchê, Marçal (BOT)
Gols: Eduardo, 29'/2ºT (0-1), Carlos Alberto, 42'/2ºT (0-2)
GRÊMIO: Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann (Vina, 34'/2ºT); João Pedro, Villasanti, Carballo (Cuiabano, 26'/2ºT), Bitello (Nathan, 44'/2ºT) e Cristaldo (Ferreirinha, 26'/2ºT); Luis Suárez (André, 44'/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho
BOTAFOGO: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Hugo (Marçal - intervalo); Tchê Tchê (Breno, 34'/2ºT), Marlon Freitas e Eduardo (Danilo Barbosa, 34'/2ºT); Júnior Santos (Matías Segovia - intervalo), Luís Henrique e Tiquinho Soares (Carlos Alberto, 40'/2ºT). Técnico: Cláudio Caçapa