Um problema sempre recorrente. Essa é a situação de um esgoto a céu aberto situado em quase um quarteirão do bairro Fonseca, zona norte de Niterói. Começando na Rua São Januário, passando pela Alameda São Boaventura e indo até a Rua Santo Cristo, a água suja e de odor forte incomoda pedestres e comerciantes da região. Em dias de chuva, a situação piora. E não é de hoje.
"Isso é um problema de quase dez anos. A concessionária Águas de Niterói vem, faz um remendo e depois volta tudo de novo. Aí o esgoto molha pedestre, já que os carros passam por cima, fica um cheiro terrível e nada se resolve. Daqui a pouco reparam aqui de novo e depois volta a estourar", lamentou a professora Paula Pereira, de 38 anos.
A aposentada Nilda Machado, de 82 anos, fala dos riscos de acidentes.
"A calçada da Alameda sempre fica molhada, por causa desse esgoto. Além do cheiro terrível, corremos riscos de cair, se machucar e ainda pegar doença depois da queda. É um descaso lamentável", relatou.
Procurada pela reportagem, a concessionária Águas de Niterói, que administra o fornecimento de água no município não se manifestou até a publicação da matéria.