O Rio de Janeiro ampliou a aplicação da vacina bivalente contra a covid-19. E agora todas as pessoas a partir de 12 anos poderão tomar o reforço. É necessário ter recebido pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19 há, no mínimo, 10 meses. Na capital, mais de um 1,4 milhão de doses da vacina bivalente já foram aplicadas. E a faixa etária com maior cobertura é a dos idosos, com cerca de 45,4% da população imunizada. Já entre o público mais jovem, de 12 a 19 anos, apenas 7 mil doses foram aplicadas.
Apesar do município do Rio já ter aplicado mais de 19 milhões de doses contra a covid-19 desde o início da campanha de vacinação, ficando em segundo lugar no ranking nacional, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que é preciso manter a vacinação em dia.
Quase 99% da população apta foi imunizada com esquema básico de duas doses, porém a partir da primeira dose de reforço os números caem drasticamente para apenas 65,7% do público alvo. E a segunda dose de reforço foi tomada por apenas 39,3% da população elegível.
A vacinação está sendo realizada nas mais de 230 unidades de atenção primária do município do Rio. Além de pontos extras pela cidade. O Super Centro Carioca de Vacinação em Botafogo, na zona sul, é mais uma unidade de referência e funciona em horário especial. De domingo a domingo, das 8h às 22h.
Para encontrar o posto de saúde mais próximo, basta consultar o site da prefeitura do Rio.
Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a extensão a todas as pessoas acima de 12 anos da vacina bivalente contra a Covid-19.
Fonte: Radioagência Nacional