Técnicos da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa) interditaram nesta segunda-feira, dia 18, o Mercado Hiper Compras, na rua Américo Rocha, 1.497, em Honório Gurgel, Zona Norte da cidade. A medida foi resultado da ação conjunta solicitada ao município pela Delegacia do Consumidor (Decon), da Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), e contou com dois policiais e quatro fiscais sanitários, que chegaram ao local às 10h30. Em três horas, eles inutilizaram quase uma tonelada (960 quilos) de produtos impróprios ao consumo, exigindo o reforço da equipe da Comlurb para o descarte. Entre as irregularidades, havia queijos mofados, linguiças vencidas e até carnes bovinas penduradas no frigorífico em meio a frutas como melancias atingidas por pingos de sangue.
Além da total falta de higiene e de muitos produtos com prazo de validade vencido, os fiscais identificaram ausência de etiqueta de identificação e temperatura inadequada na conservação, com a maioria dos embutidos manipulados apresentando cor, odor e consistência fora dos padrões. A ação foi conduzida pela coordenadora de Alimentos da Vigilância, a médica-veterinária Aline Borges, que trabalha no órgão há 14 anos e disse não ser muito comum a situação encontrada no estabelecimento.
"Nos deparamos com diversas irregularidades, e em grande quantidade. Identificamos, por exemplo, pacotes de feijão vencidos em maio do ano passado e a estrutura física bem comprometida. Mas os maiores riscos à saúde estavam no açougue e na área de laticínios. É muito importante que os consumidores estejam atentos na hora da compra, e denunciem qualquer suspeita ao 1746", alerta Aline.