TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Ginecomastia: doença afeta a saúde física e emocional de muitos homens

Especialistas explicam sobre o problema e os tratamentos para patologia que diminui autoestima

Por Portal Eu, Rio! em 19/08/2023 às 06:00:00

Foto: Divulgação

A ginecomastia, doença caracterizada pelo aumento das mamas de homens, pode surgir por diversas causas, entre elas o câncer de testículo, disfunções da tireoide, alterações alimentares, defeitos congênitos, doença hepática crônica, quimioterapia, câncer de mama, obesidade, uso de esteroides anabolizantes, consumo abusivo do álcool e até alguns medicamentos com efeito antiandrogênico ou propriedades estrogênicas. Apesar da condição poder ter muitas causas, muitas vezes ela não é identificada.

“A ginecomastia é causada por uma desregulação hormonal que faz a glândula mamária crescer. O homem passa a produzir estrogênio, hormônio feminino, em níveis mais altos que o normal. Isso pode estar relacionado a hábitos do paciente, outras patologias, ou medicamentos usados pelo paciente” explica a clínica geral, que atua com reposição hormonal, Márcia Umbelino. Apesar disso, a médica ressalta que, em casos de recém-nascidos, eles podem ter influência dos hormônios maternos no leite, levando ao aumento da glândula mamária e regredindo após o término da amamentação. Pode acontecer, também, com adolescentes durante a puberdade. Meninos podem ter um balanço hormonal que leva ao aumento desta glândula, mas ela pode regredir naturalmente. Porém, em homens adultos ou adolescentes que já passaram dos primeiros anos da puberdade, é importante procurar um tratamento para a resolução do problema. Principalmente, se estiver associado a outra doença.

Como identificar

A doença pode ser diagnosticada pelos especialistas clínico geral, urologista, mastologista, pediatra e endocrinologista. “Ela é identificada porque é possível sentir um nódulo duro e firme sob a região do mamilo. Ele pode ser doloroso ou sensível ao toque. O importante é procurar um especialista para o correto diagnóstico e conhecer as possibilidades de tratamento”, ressalta Márcia.

Tratamentos

“A ginecomastia é diferente da lipomastia, que consiste na retirada do acúmulo de gordura na região das mamas, inclusive as pessoas podem confundir as condições”, explica o cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Matthews Herdy. “O procedimento para a correção da doença consiste na retirada do tecido e da glândula mamária para que o problema não volte”, ressalta o especialista. Matthews completa que a cicatriz da cirurgia fica disfarçada ao longo do tempo, já que se localiza na margem inferior da aréola.

“O processo de terapia hormonal é interessante, principalmente para homens que apresentam a condição por estar na andropausa, que pode começar por volta dos 40 anos. Esse tratamento também ajuda a prevenir a incidência da doença”, completa Márcia Umbelino.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.