Restaurante do Povo da Central do Brasil completa 15 dias com mais de 20 mil refeições servidas
Idosos e portadores de necessidades especiais representam cerca de 60% dos usuários nesse período
Foto: Gilberto Soares/Governo do Estado do Rio
Alimentação saudável, balanceada e um excelente atendimento. Tudo isso ao preço simbólico de R$ 1, em uma das áreas de maior movimento da Cidade do Rio de Janeiro, a Central do Brasil. Inaugurado há 15 dias, o Restaurante do Povo Herbert de Souza já se tornou um sucesso. E serviu, neste período, mais de 20.400 almoços. Com capacidade para oferecer até três mil refeições por dia, o lugar é uma alternativa para precisa de uma refeição de qualidade e nutritiva por um valor simbólico. A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, Rosangela Gomes, conferiu, nesta sexta-feira (01), o atendimento na unidade.
- Essa parceria entre o Governo do Rio e o Sesc tem funcionado muito bem. Fazemos vistoria constantemente, e está tudo funcionando dentro do padrão de qualidade que nosso povo merece. Muito em breve vamos conseguir aumentar a oferta de refeições atendendo a mais pessoas que realmente precisam deste serviço - destaca Rosangela.
No restaurante, há lugar para todos. Seja para atender o trabalhador que sai cedo de casa e não tem o almoço garantido, pessoas que estão desempregadas ou para aquelas que vivem em situação de rua. E ainda para os aposentados, caso de José Carlos Benevides, de 66 anos, que parou de trabalhar para cuidar do filho Henrique Araújo Benevides que tem Transtorno do Espectro Autista.
- Isso aqui é nota dez, a melhor coisa do mundo, show de bola. Se continuar assim, é só nota mil - brincou o aposentado.
Daise dos Santos Nogueira, de 47 anos, é frequentadora assidua. Desde que inaugurou, a dona de casa vem todos os dias com as duas netas.
- A alimentação está ótima. Estou com problema de saúde, e aqui a comida é balanceada. Gosto de comer no Restaurante do Povo da Central, que segue esse cuidado na dieta - explicou Daise.
Com localização estratégica, em uma das áreas mais movimentadas do Rio de Janeiro, o restaurante opera em parceria com o Sesc e é o maior do gênero na América Latina. A quantidade de almoços servidos ainda deve aumentar. A expectativa é oferecer diariamente 5 mil refeições. Hoje, idosos e pessoas com deficiência representam cerca de 60% do público atendido, e para esse grupo de pessoas, o almoço é gratuito. O local tem capacidade para atender até 600 pessoas por vez em um amplo salão climatizado.
Fonte: Governo do Estado RJ