TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Prefeitura do Rio prorroga inscrições para a segunda fase do Sandbox.Rio

Município quer atrair empresas estrangeiras nas inscrições que irão até 22 de setembro

Por Portal Eu, Rio! em 04/09/2023 às 16:38:43

Eletroposto com recarga rápida para veículos híbridos e elétricos. Foto: Fábio Motta/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio prorrogou até o dia 22 de setembro as inscrições para o projeto Sandbox.Rio. O programa funciona como um ambiente regulatório experimental. O município espera atrair projetos inovadores, ou seja, que ofereçam soluções tecnológicas em produtos, processos ou serviços e tragam benefícios para a população carioca e para a cidade como um todo. O edital é aberto para empresas nacionais e também para as estrangeiras que queiram se instalar no Brasil e ter sede na cidade do Rio. Os projetos selecionados terão cerca de 12 meses para serem testados, prazo que pode ser alterado pela Prefeitura.

De iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio (SMDEIS), o sandbox carioca é inspirado nas melhores práticas realizadas no mundo, bem como no modelo de sandbox da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O objetivo do programa é testar essas inovações de forma mais segura – em espaço de tempo e território limitados – monitorando o impacto na cidade e a interação com a população.

- Ampliamos o prazo de inscrições para permitir que mais empresas tenham a oportunidade de participar. Queremos trazer boas ideias para o Rio, mais soluções inovadoras para os problemas do dia a dia, assim como atrair novos investimentos e transformar a cidade por meio da tecnologia. - explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Chicão Bulhões.

Na primeira fase, o Sandbox.Rio selecionou quatro projetos: o drone aéreo da AMBEV, em parceria com a SpeedBird, para entrega de bebidas; o projeto Eletroposto Carioca, da Ezvolt Brasil em parceria com a Vibra, para instalação de uma rede de eletropostos com recarga rápida para veículos híbridos e elétricos, inclusive táxis; os robôs D4 da My View, um drone terrestre para entrega de produtos de delivery, que devem começar a operar este ano; e o projeto eVTOL in Rio, da EVE (subsidiária da Embraer), um veículo elétrico de decolagem e pouso vertical - um drone para transporte de pessoas - que deve começar a operar, em 2026, na cidade do Rio.


Drone terrestre para entregas. Foto: Fábio Motta/Prefeitura do Rio

Durante o período de testes, os órgãos da Prefeitura envolvidos em cada projeto coletam dados, para que sirvam de subsídios para adequação regulatória, se necessário. As empresas interessadas podem acessar informações, o edital e o formulário de inscrições no link: https://www.sandboxrio.com.br/



Fonte: Prefeitura do Rio

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.