A escritora Isa Colli veio diretamente da Bélgica para o lançamento de 'Como música para os ouvidos', na Bienal do Livro. A escola foi escolhida como cenário para a história do menino Nicolas e seu amigo Joaquim no livro. O título explora o tema do autismo para crianças, de maneira sensível e cativante, utilizando a música como recurso para criar uma narrativa envolvente.
Nicolas é um garotinho com autismo que era hipersensível ao barulho e preferia ficar isolado na escola, até conhecer o colega Joaquim. À medida que a amizade entre eles se desenvolve, Nicolas fica mais receptivo e Joaquim aprende a importância da empatia, do respeito e da aceitação das diferenças. O amigo apresenta a Nicolas o compositor Beethoven. A descoberta da música clássica traz um desfecho surpreendente, transformando o ambiente escolar.
“Eu criei esse enredo após ouvir vários especialistas no tema do autismo. Então, eu aponto caminhos de como o assunto pode ser tratado em sala de aula, de maneira lúdica, claro. Eu mostro como a escola fez, na prática, para garantir a inclusão do menino autista”, acrescenta.