Nesta quarta-feira (20), no Maracanã, o Fluminense venceu o Cruzeiro, por 1 a 0, golaço de Leo Fernández. O uruguaio entrou no segundo tempo e, dois minutos depois, marcou, em cobrança de falta, o único gol da partida. Com o resultado, o Tricolor subiu para o quarto lugar, somando 41 pontos, na 24ª rodada do Brasileirão. A Raposa continuou na 11ª colocação, com 29 pontos.
Seis jogadores do Fluminense levaram cartão amarelo no jogo, inclusive o goleiro Fábio, que fica fora do próximo compromisso do time na competição: o confronto com o Cuiabá, fora de casa, no dia 30 de setembro.
O Tricolor já virou a chave para o jogo de ida das semifinais da Libertadores, com o Internacional, na próxima quarta-feira (27), também no Maracanã.
Já o Cruzeiro joga com o América-MG, pelo Campeonato Brasileiro, dia 1º de outubro, no Mineirão.
Jogo morno e zaga amarelada
Vindo de derrota para o Vasco, por 4 a 2, o Fluminense iniciou a partida mirando o G4 e defendendo uma invencibilidade em casa de 12 jogos.
O Cruzeiro estava no segundo jogo sob o comando do Zé Ricardo e veio de uma vitória diante do Santos, na Vila Belmiro, por 2 a 1, ocupando o meio da tabela.
A expectativa era de muita disputa, mas foi um primeiro tempo morno. O Tricolor finalizou mais, porém foi para o intervalo com a zaga amarelada: Nino e Felipe Melo levaram cartões.
O único perigo de gol real aconteceu aos 17 minutos, quando Keno rolou a bola para Cano, que, mesmo desequilibrado, conseguiu um belo chute no travessão. Teria sido um golaço.
Leo Fernández sai do banco para decidir a partida
As equipes fizeram mudanças para o segundo tempo. O Flu com Martinelli no lugar de Felipe Melo, enquanto no Cruzeiro entraram Bruno Guimarães e Arthur Gomes e saíram Gilberto e Wesley.
Aos 19, Marcelo e Leo Fernández substituíram Alexsander e Lima. Dois minutos depois, o uruguaio abriu o placar com um golaço em cobrança de falta. A bola pegou muito efeito e Rafael Cabral ficou vendido, dando um passo antes.
Após o gol tricolor, a partida ficou dinâmica e aberta. O Fluminense teve muito mais chances de ampliar, mas o Cruzeiro também fez o goleiro Fábio trabalhar. Inclusive, o arqueiro tricolor levou cartão amarelo por retardar tiro de meta e está fora do próximo jogo na competição, contra o Cuiabá.
Ficha Técnica
FLUMINENSE 1 X 0 CRUZEIRO
Gol: Leo Fernández (21/2T)
Data: 20 de setembro de 2023, quarta-feira
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (Martinelli), Diego Barbosa, André, Alexsander (Marcelo), Lima (Leo Fernández), Keno (Marlon), John Kennedy, Cano (Yony Gonzáles). Técnico: Fernando Diniz
CRUZEIRO: Rafael Cabral, William, Neris, Oliveira, Marlon, Matheus Jussa, Lucas Silva (Machado), Mateus Vital (Stenio), Nikão (Paulo Vitor), Wesley (Arthur Gomes), Gilberto (Bruno Guimarães). Técnico: Zé Ricardo
Cartão Amarelo: Nino, Felipe Melo, Fábio, André, Marcelo, Keno (FLU); Wesley (CRU)